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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 16 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ÉTICA E ESPIRITUALIDADE

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Luis Carlos Trombetta

Marlon Junior Pellenz

Sergio Trombetta

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Democracia. Justiça So-

cial. Cidadania. Paz e Dignidade Humana.

INTRODUÇÃO

A intenção do texto é trazer para o debate a questão

da educação para uma cultura dos direitos humanos tendo

como fonte de inspiração o pensamento de Paulo Freire. A

educação deve ser sempre um processo de humanização,

mas para que esse ideal se efetive na história é imperativo

superar situações de opressão, injustiça, autoritarismo e ne-

gação da dignidade humana. Nosso horizonte é um mundo

democrático com justiça social capaz de criar condições his-

tóricas para uma cultura dos direitos humanos.

DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA

Os tempos atuais são marcados pela banalização da

barbárie. Nossa sensação é que estamos mergulhados em

contextos de violência, horror, ódio e incompreensões. Cres-

ce em escala planetária situações de agressão e desrespeito

a dignidade humana.

Vivemos num tempo em que as mais chocantes

injustiças sociais parecem incapazes de gerar indig-

nação moral e a vontade política necessárias para as

combater eficazmente e criar uma sociedade mais

justa e digna. Em tais circunstâncias, parece evidente

que não podemos permitir o desperdício de nenhuma

experiência social de indignação genuinamente orien-

tada para fortalecer a organização e a determinação

de todos os que ainda não desistiram de lutar por uma

sociedade mais justa” (SOUZA, 2014, p. 10, 11).