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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

693

EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE UM LEGADO

DE PAULO FREIRE REINVENTADO PELAS

FEMINISTAS NO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL

Graziela Rinaldi da Rosa

1

INTRODUÇÃO

Tecemos alguns diálogos entre a

Educação Popular

e

as

Epistemologias Feministas

. Trata de uma reflexão teórica,

proposta no eixo

Paulo Freire e os movimentos sociais,

educação e trabalho,

do

XX Fórum de Estudos: Leituras

de Paulo Freire

. A relação desse trabalho com o eixo se dá

na medida em que o eixo se propõe a pensar as experiências

de educação em contextos de participação e resistências, fe-

minismos e outras pedagogias, em um evento que olha para

o legado e a presença de Freire no Rio Grande do Sul/Brasil.

Pesquisar as mulheres das fontes pedagógicas lati-

no-americanas nos faz (re) olhar para a “Educação Popular

Feminista”

2

e às “Pedagogias Feministas”. O feminismo na

educação popular contribui para saber o que as educado-

ras populares e/ou pesquisadoras feministas tem a dizer no

campo da Educação Popular, além de conhecer os temas,

métodos e metodologias que as feministas se utilizam. Não

pretende-se esgotar o entendimento desses conceitos, tam-

pouco a busca por pedagogias feministas que contribuem

a pensarmos no legado Freireano, mas, problematizar com

1

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande/Instituto de

Educação. Curso de Licenciatura em Educação do Campo; professora visi-

tante do Programa de Pós Graduação em Educação-UNISC, Bolsista PNP-

D-CAPES,

grazirinaldi@gmail.com

2

No Rio Grande do Sul, há estudos realizados no estágio de pós doutora-

mento da professora Drª Aline Cunha (Universidade Federal do Rio Grande

do Sul/UFRGS). Aline pesquisa a

Educação Popular Feminista e a peda-

gogia no pensamento de Moema Viezzer

no Programa de Pós-Gradua-

ção em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/

PUC-RS, sob coordenação da Profª Drª Edla Eggert. Esse trabalho pensa a

“Educação Popular Feminista”, a partir de Nadeau (1996) e a “Pedagogia

Popular Feminista”, proposta por Ochoa (2008); Korol (2007).