Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1143 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1143 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1143

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

A FEIRA DE CIÊNCIAS NA ESCOLA

PÚBLICA: AÇÕES PARA A PROMOÇÃO NA

DOCÊNCIA E NA DISCÊNCIA DA PESQUISA

COMO UM ATO COLETIVO E DEMOCRÁTICO

Mônica da Silva Gallon

1

Jonathan Zotti da Silva

2

Ana Paula Pereira da Costa Debus

3

INTRODUÇÃO

Iniciamos esse artigo contando um pouco da nossa

experiência enquanto docentes de uma escola pública de

ensino fundamental da região metropolitana de Porto Ale-

gre e o ato democrático de gerir uma mostra científica, com

a participação de diferentes atores participantes dessa ins-

tituição.

Somos professores de estudantes dos anos finais do

ensino fundamental. Possuímos trajetórias acadêmicas di-

ferentes, em áreas distintas bem como nossas caminhadas

profissionais até nossos caminhos se cruzarem nessa escola.

Porém, percebemo-nos enquanto docentes como sujeitos

preocupados com a formação dos nossos estudantes - esco-

lar e, principalmente, humana -, e compromissados com os

nossos fazeres docentes. E nesse sentido, compartilhamos

da ideia de Freire (1996, p. 32) de que “não há ensino sem

pesquisa e pesquisa sem ensino”. Percebemos em nosso

grupo o potencial que juntos tínhamos e a partir de nossas

experiências, de nossas vontades, lançamo-nos em construir

1

Professora Anos Finais – Ciências da rede municipal de Canoas/RS. Douto-

randa pelo PPG em Educação em Ciências e Matemática – PUCRS.

monica. gallon@gmail.com

2

Professor Anos Finais – Língua Portuguesa da rede municipal de Canoas/

RS. Mestrando pelo PPG em Letras - UFRGS.

jonzsilva@gmail.com

3

Professora Anos Finais – Língua Inglesa da rede municipal de Canoas/RS.

Especialista

Ensino/aprendizagem em LE - UERN

.

anapaulapcdebus@ gmail.com