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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 4 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE ALTERNATIVAS

OS SABERES POPULARES E A

EXPERIÊNCIA DOS POVOS DO CAMPO

NA PERSPECTIVA FREIRIANA

Aline Mesquita Corrêa

1

RESUMO:

Este trabalho problematiza os saberes populares

e a experiência dos povos do campo a partir da perspectiva

freiriana, compreendendo que a educação do campo, na Es-

cola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul, trama resistências

e alternativas frente a superação do modelo hegemônico,

entrelaçando os sujeitos do campo como produtores/as de

conhecimento e de experiências creditáveis no processo de

emancipação humana. Metodologicamente e teoricamen-

te andarilha-se pela perspectiva freiriana em diálogo com

teórico-crítica e elementos de pesquisa participante. Com-

preende-se neste processo investigativo que os saberes e as

experiências dos povos do campo, constituem importantes

elementos para a trama da humanização, do ser mais e de

campo epistemológico como matriz suleadora da educação

do campo.

Palavras-chave:

Saberes Populares; Experiências dos povos do

campo; Epistemologia do Campo; Pedagogia da Alternância.

INTRODUÇÃO

A Educação do Campo

2

, como fruto das resistências

e práxis dos movimentos e organizações político-sociais

1

Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutoranda em Educação pelo Pro-

grama de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, bolsista PROSUC CAPES

TAXA. Professora na Rede Pública Municipal de Sobradinho-RS

alinemes- quitta@yahoo.com.br

2

Conforme as reflexões de Caldart (2012), a educação do campo pode ser

compreendida como fenômeno da realidade brasileira atual e que seu

objetivo, bem como seus sujeitos, a remetem ao trabalho, à cultura, ao

conhecimento e ao embate de classe entre os projetos de campo e as

lógicas de agricultura que implicam no projeto de sociedade de formação

humana.