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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1803

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

A CULTURA COMO INSTRUMENTO DE

LIBERTAÇÃO: A PASSAGEM DA CONSCIÊNCIA

INGÊNUA À CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Shirlei Alexandra Fetter

1

Raquel Karpinski

2

RESUMO

: Este artigo tem por objetivo realizar uma dis-

cussão teórica sobre o que é política, a partir dos conceitos

trazidos em

Pedagogia do Oprimido,

de Paulo Freire;

Ca-

pital cultural

, de Pierre Bourdieu; e os conceitos de Han-

nah Arendt. A temática concentra-se em torno do capital

cultural, valores e significados, que orientam e dão per-

sonalidade a um grupo social. Paulo Freire, em

Pedagogia

do Oprimido,

destaca uma nova forma de relacionamento

entre professor, estudante e sociedade; e Hannah Arendt

enfatiza a política enquanto razão de liberdade. Como me-

todologia, buscamos considerar os aspectos qualitativos

na relação dialógica sobre as concepções culturais de su-

jeito, desumanização, pela relação opressora e oprimidos,

enfatizando o convívio entre os diferentes. Enquanto resul-

tado, percebemos o processo de liberdade, o qual deve ser

visto como sentido por ambas as partes. A libertação do

estado de opressão requer uma ação social, não podendo,

portanto, acontecer isoladamente. Podemos concluir que

o homem é um ser social e isso justifica a necessidade de

consciência e transformação do seu meio. Neste sentido, a

educação tem a missão de despertar no aluno o questiona-

mento sobre a opressão da qual ele é vítima.

Palavras-chave:

Sociedade. Relações humanas. Oprimidos

e Opressores. Libertação.

1

Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS,

fettershir- lei@gmail.com.

2

Aluna PEC do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRGS,

raquelk@ faccat.br.