Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1319 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1319 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1319

EIXO 8 – PAULO FREIRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO

DOCENTE NOS CURSOS DE LICENCIATURA

EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Leda Salete Ferri Nascimento

1

Simone Silva Alves

2

Vitor Garcia Stoll

3

Resumo:

Este artigo discute a temática da formação de pro-

fessores de Educação Física (EF) partindo da reflexão do pro-

fessor enquanto agente reflexivo e transformador da cultu-

ra. Alguns aspectos analisados são: os modelos de formação

docente em EF; os desafios das práticas na área da EF; e a

relação dialética e interdisciplinar entre teoria e prática para

docência da EF. Resultados sinalizam a necessidade de se

edificar uma concepção inovadora da prática docente, onde

a dimensão reflexiva atue como elemento fundamental da

atividade do professor. Nesse sentido, nossa pretensão é

discutir o papel social da atuação do professor, enquanto

um ser criativo, reflexivo e transformador no campo de sua

atuação profissional.

Palavras-chave:

Formação professores. Educação Física. Re-

flexão ação.

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas o índice de obesidade tem au-

mentado significativamente no contexto brasileiro. De

acordo com o Ministério da Saúde (BRASIL, 2014), 48,5%

1

Doutora em Educação. Docente no Curso de Educação Física da Univer-

sidade Lasalle, Diretoratécnica da Federação de Ginástica do RS. E-mail:

ledasallete@yahoo.com.br.

2

Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Federal do

Pampa UNIPAMPA/Campus Jaguarão/RS. E-mail: simonealves@unipampa.

edu.br; sialves554@gmail.com.

3

Licenciado em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Pampa-

-UNIPAMPA. E-mail:

vitorgarciastoll@gmail.com.