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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE

JOVENS E ADULTOS A PARTIR DO PARECER

11/2000: UM DIÁLOGO ENTRE OS DADOS

ESTATÍSTICOS OFICIAIS E A PEDAGOGIA

DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE

Márcia Taborda

1

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo apresentar as funções da

EJA de acordo com o Parecer 11/2000 do Conselho Nacional

de Educação/Câmara de Educação Básica (BRASIL, 2000), cor-

relacionando-as com os dados estatísticos para fins de com-

posição argumentativa. Propõe-se, ainda, a uma breve refle-

xão problematizadora com base na Pedagogia do Oprimido,

de Paulo Freire, acerca das questões apresentadas.

Para o estudo foram utilizados documentos oficiais,

assim como fontes de dados como o IBGE, Censos (de 2000,

2010 e 2017), PNAD, Agência Brasil e a obra Pedagogia do

Oprimido de Paulo Freire.

A metodologia de cunho exploratório-descritiva ca-

racteriza-se como pesquisa documental e bibliográfica.

UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO PARECER 11/2000

O Parecer 11/2000 refere-se às Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e foi aprova-

do em 10 de maio do ano de 2000 (BRASIL, 2000).

Propõe-se às funções reparadora, equalizadora e qua-

lificadora e tem como principal objetivo

assegurar o pleno exercício desse direito: a edu-

cação primária deverá ser obrigatória e acessível

gratuitamente a todos; a educação secundária em

suas diferentes formas, inclusive a educação secun-

1

UNISINOS, Mestrado em Educação, bolsista CAPES,

marcia.taborda.rp@ gmail.com