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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

841

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

ABISMO ENTRE AS FALAS:

PROFESSORES E ALUNOS

Thífany Piffer

1

Luíza Zelinscki Lemos Pereira

2

Palavras-chave:

Educação popular. Paulo Freire. Diálogo.

Conhecimento. Educador libertador.

INICIANDO A REFLEXÃO

A educação é um ato político. O professor apresen-

ta-se, também, como um ator político e como tal interage

diretamente na formação do aluno, de suas formas de ser

e agir, reconhecendo a trajetória do estudante e agindo a

partir da conscientização do papel do aluno como sujeito de

sua própria história.

Baseado no livro “Medo e Ousadia – O cotidiano do

professor” (1986) de Paulo Freire, essa reflexão tem como

fundamento os desafios da transformação do ciclo gnosio-

lógico a partir da concepção da didática pedagógica em

contraponto à transferência de conhecimento, enfatizando

a distância do diálogo entre professor e aluno, ou seja, o

conflito político entre o idioma padrão, mais especificada-

mente, termos técnicos, jargões acadêmicos em relação ao

idioma coloquial, utilizado pelos discentes.

Objetivando o diálogo acerca das problemáticas em

pauta e a tentativa de buscar alternativas capazes de superar

as barreiras linguísticas impostas pelo sistema vigente, esse

texto traz uma análise crítica a respeito das práticas em sala

de aula que almejam a aproximação educador-educando,

que são características de um educador libertador.

1

Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS

Campus

Erechim e

bolsista do grupo Práxis PET – Conexões de Saberes. E-mail:

thifanypiffer1@ gmail.com

2

Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS

Campus

Erechim.

E-mail:

luluh.zelinscki@hotmail.com