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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

121

EIXO 2 – PAULO FREIRE:

MEMÓRIA,

REGISTRO, IDENTIDADE E ACERVO

CAMINHANDO NA EDUCAÇÃO

POPULAR: REFLEXÕES ACERCA DA

CRIATIVIDADE LIBERTADORA

1

Carla Verônica C. de Menezes

2

Anne Karoline Ramos Pessoa da Silva

3

Leonardo Alves da Silva

4

Agostinho Rosas

5

Universidade de Pernambuco

Escola Superior de Educação Física

Grupo de Pesquisa em Educação Popular e

Educação Física - GPEPEF

Resumo:

Referenciando pela perspectiva de que pensar Edu-

cação Popular pressupõe pensar Criatividade Libertadora,

o presente artigo delimita-se a explicar criatividade liber-

tadora enquanto constitutivo da Educação Popular situada

pela categoria do inédito viável. A Educação Popular, a partir

de sua lógica de construção, demanda uma compreensão de

criatividade frente às teorias vigentes até a sua composição

teórica, sendo Rosas (2008) a delimitar Criatividade Liberta-

dora que emergiu em composição a dialeticidade problema-

tizadora na educação. Compreender criatividade libertado-

ra enquanto constitutivo da Educação Popular situada pela

categoria do inédito viável é o inicio do pensar a pesquisa.

Utilizando a metodologia qualitativa bibliográfica pode-se

refletir sobre as conexões existentes entre as categorias -

1

A presente pesquisa insere-se no conjunto de trabalho do Grupo de Pes-

quisa em Educação Popular e Educação Física inserido na Escola Superior

de Educação Física da Universidade de Pernambuco (GPEPEF ESEF-UPE)

que tem por campo de investigação a Educação Popular com entorno na

Educação Física e áreas afins.

2

Licencianda em Educação Física, ESEF-UPE.

carla.menezes@live.com

3

Licencianda em Educação Física, ESEF-UPE

annek_krp11@hotmail.com

4

Licenciando em Educação Física, ESEF-UPE

leo.alve19@gmail.com

5

Orientador.