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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR

NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: O

PROEJA-FIC A PARTIR DA VOZ DOS SUJEITOS

Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin

1

RESUMO:

O presente texto apresenta reflexões a partir de

pesquisas realizadas, principalmente, no Campus de São Vi-

cente do Sul – IFFarroupilha, as quais tiveram como objetivo

compreender o contexto político-pedagógico da Educação

de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, For-

mação Inicial e Continuada, nível de Ensino Fundamental

-PROEJA FIC, que se desenvolve partir da parceria dos Ins-

titutos Federais com os municípios. A intenção é apresentar

um recorte e refletir sobre este projeto educativo, buscando

resgatar a concepção de educação popular e o pensamento

pedagógico de Paulo Freire evidentes nas práticas desenvol-

vidas a partir da articulação com o contexto social, político e

econômico das comunidades. Ao investigar os processos de

implementação do PROEJA-FIC nos municípios analisou-se

a formação e a caminhada dos sujeitos protagonistas e a

identificação com os princípios pedagógicos freireano e da

educação popular.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, pois,

entende a necessidade de aprofundamento em temas ou

“fenômenos” de forma mais compreensiva levando em

conta a sua complexidade e singularidade, assim, possibi-

litou o aprofundamento de conhecimentos sobre a Educa-

ção de Jovens e Adultos e Educação Profissional e Tecnoló-

gica. CHIZZOTTI (2003) fala que a pesquisa qualitativa ado-

ta diferentes métodos para estudar um fenômeno em um

determinado local, procurando encontrar os sentidos do

1

Instituto Federal Farroupilha.

cleia.tonin@iffarroupilha.edu.br