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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

CARTA PEDAGÓGICA SOBRE

O DIÁLOGO NA ESCOLA

Angelita Carla Alves Pereira

1

Ana Lúcia Souza de Freitas

Aos meus colegas supervisores e professores do Sistema

Público de Ensino,

Escrevo esta Carta Pedagógica para convidar os meus

colegas supervisores e professores do Sistema Público de

Ensino para refletirmos sobre a importância do diálogo na

profissão docente e, especialmente, no trabalho pedagógi-

co da supervisão escolar. Proponho considerarmos a prática

da supervisão escolar a partir do tripé: diálogo, entendimen-

to e construção do conhecimento.

A partir do diálogo, iniciamos a descoberta de novas

possibilidades. Na relação supervisão e professor é impres-

cindível a prática dialógica para a reflexão e retomadas das

práticas pedagógicas. Para embasarmos nossa reflexão so-

bre o diálogo, com vistas à prática pedagógica na escola, te-

remos por referência o fundamento teórico de Paulo Freire.

Grande filósofo e educador brasileiro, reconhecido

mundialmente, Paulo Freire traz sua concepção sobre o diá-

logo em seu Livro Pedagogia do Oprimido, especialmen-

te no capitulo cujo título é “A dialogicidade – essência da

educação como prática da liberdade”. Para seu início, Paulo

Freire traz o que é a essência do diálogo, algo restrito ao

homem, partindo do elemento base que é a “palavra”. Se-

gundo o autor, a palavra possui duas dimensões; a ação e a

reflexão, considerando que a função da palavra verdadeira

seja transformar o mundo.

A intenção que há ao propor diálogo entre supervisão

e professor a respeito dos seus pensamentos sobre a edu-

cação, suas práticas e demandas, é a de que a educação se

1

Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional

(MPGE) – UNISINOS.