Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1647 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1647 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1647

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

ENSINO MÉDIO NO BRASIL ATUAL:

ENTRE OS LIMITES E OS DESAFIOS PARA

UM APRENDIZADO SIGNIFICATIVO,

CRÍTICO E AUTÔNOMO DOS SUJEITOS DO

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Nilson Carlos da Rosa

1

INTRODUÇÃO

Estamos a viver num contexto de muitos desafios acer-

ca do Sistema de Ensino no Brasil. Referimo-nos, mais preci-

samente, no que diz respeito à denominada Reforma do En-

sino Médio (Lei 13.415/17, que teve origem na MP 746/16) e

está em processo de implantação junto às escolas de ensino

básico em nosso país. Percebe-se, deste modo, que tal fato

acarreta diretamente a desvalorização dessa etapa do ensino,

limitando ainda mais a capacidade de os alunos desenvolve-

rem seu aprendizado com base numa construção crítica, só-

lida, contextualizada socialmente e emancipadora de sujeitos

envolvidos no seu processo de ensino-aprendizagem.

Para a discussão desse assunto tomaremos como re-

ferências teóricas contribuições de Paulo Freire e Dermeval

Saviani, embora não tenham eles escrito diretamente algo

sobre esse tema. Contudo, acreditamos que muitos dos seus

livros trazem possibilidades de diálogo com tal propósito e

argumentos consistentes para o esclarecimento do mesmo.

Analisaremos as obras “Pedagogia da autonomia”, “Peda-

gogia do Oprimido” de Paulo Freire e “História das Ideias

Pedagógicas no Brasil” de Dermeval Saviani sob a metodo-

logia analítico-reconstrutiva sobre os textos, buscando in-

corporar procedimentos de diferentes métodos filosóficos

sob as posturas hermenêutica, analítico-pragmática e dialé-

1

Professor Efetivo de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio na Rede Es-

tadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUCRS).

nifilo7@ yahoo.com.br

e

nilson.rosa1981@hotmail.com