Table of Contents Table of Contents
Previous Page  345 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 345 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

345

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

EXTENSÃO-PESQUISA-ENSINO: A

REORIENTAÇÃO DO EIXO PEDAGÓGICO

COMO EXPRESSÃO E FUNDAMENTO DE

UMA UNIVERSIDADE TRANSFORMADORA

Simone Loureiro Brum Imperatore

1

Valdir Pedde

2

RESUMO:

A concepção do estudo dá-se ante os sinalizado-

res de um fazer pedagógico ancorado em correntes teóricas

sustentadas pela aprendizagem a partir de experiências/prá-

ticas sociais, pela indissociabilidade das dimensões acadê-

micas, pelo reconhecimento da extensão como intencionali-

dade, processo e metodologia de construção e socialização

de conhecimentos, e por práticas educativas emancipatórias

e transformadoras que considerem os novos coletivos so-

ciais, ora presentes e ainda invisíveis nas universidades, ora

excluídos do universo acadêmico. A pesquisa-ação-forma-

ção é a estratégia investigativa adotada, com vistas à cons-

trução de trajetórias a partir da reflexão docente sobre sua

prática. Os resultados apontam sinalizadores institucionais,

administrativo-operacionais e acadêmicos que se consoli-

dam em políticas acadêmicas no PDI 2017-2022.

Palavras-chave

: Curricularização da Extensão. Indissociabi-

lidade. Educação Superior.

INTRODUÇÃO

Novos sujeitos reivindicam correntes pedagógicas

plurais que contemplem a diversidade epistemológica de

conhecimentos científicos e não-científicos, o movimento

1

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social (FEEVALE) e Docente

e Diretora de Assuntos Comunitários da Universidade Luterana do Brasil

(ULBRA)

2

Doutor em Antropologia, docente do PPG em Diversidade Cultural e Inclu-

são Social da Universidade FEEVALE