Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2091 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2091 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2091

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

CONSTRUINDO CAMINHOS NOS

ESTÁGIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Rodrigo Moers

1

Cineri Fachin Moraes

2

INTRODUÇÃO

A intenção deste artigo é abordar a construção da

identidade profissional do pedagogo. Identificar as concep-

ções de formação e de profissionalização do pedagogo na

proposta curricular do curso e mostrar como o curso de pe-

dagogia contribui para a construção da identidade profis-

sional. Seus diferentes espaços de atuação possibilitam que

seja possível o desenvolvimento do aprendizado adquirido

durante o curso, o qual teve o enfoque também em áreas

fora do espaço escolar.

Durante o Curso de Licenciatura em Pedagogia – EaD,

da Universidade de Caxias do Sul, o acadêmico encontra em

seu processo de formação a experiência dos estágios. A par-

tir do quinto semestre do referido curso são oportunizados

quatro estágios envolvendo atuação na Educação Infantil,

nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Gestão Escolar

e em espaços não-escolares.

A interlocução entre as experiências de estágio e a

teorização, está ancorado nos estudos de Freire e Libâneo,

entre outros.

1

Graduado em Licenciatura em Pedagogia EAD - Universidade de Caxias do

Sul (UCS).

2

Orientadora – Doutoranda do programa de Pós-graduação/PPGEDU-UCS,

Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista

em Educação a Distância (UCS), Licenciada em Pedagogia – Habilitação

Deficientes Mentais (UCS). Professora na rede estadual de ensino do Rio

Grande do Sul. Docente do Centro de ciências Humanas e da Educação,

Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia, Coordenadora do Curso

de Formação Pedagógica, e Professora do Curso de Licenciatura em Peda-

gogia – EaD. Pesquisadora do Observatório de Educação da Universidade

de Caxias do Sul (UCS).