Table of Contents Table of Contents
Previous Page  293 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 293 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

293

EIXO 3 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA, TECNOLÓGICA E SUPERIOR

AÇÕES MULTIDISCIPLINARES NA

EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL

E TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA

HUMANIZADORA DE INTERVENÇÃO

Nisiael de Oliveira Kaufman

1

Palavras-chave:

Cidadania. Humanização. Integração. Paulo

Freire

INICIANDO OS DIÁLOGOS...

É inegável o valor de se promover, na escola, momen-

tos de debate e integração da comunidade escolar. A escola

constitui um importante contexto para a aprendizagem e

o exercício da cidadania e nela se refletem preocupações

transversais à sociedade, que envolvem diferentes dimen-

sões da educação.

Com base no exposto, o referido artigo traz algumas

reflexões a partir de experiências relacionadas ao projeto:

“Educação para a cidadania no CTISM

2

: ações multidiscipli-

nares”, que visa contribuir para a formação cidadã da comu-

nidade escolar do CTISM, através da proposição de diferen-

tes ações que resgatem temáticas muitas vezes silenciadas

na escola, legitimando as vozes dos estudantes, pais e servi-

dores inseridos neste contexto.

Este é um projeto que tem por finalidade contribuir

para a formação crítica e cidadã dos estudantes do CTISM,

conforme preveem os Parâmetros Curriculares Nacionais do

Ensino Médio (BRASIL, 2000) e as Orientações Curriculares

1

Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, Mestra em Educação, Técnica

em Assuntos Educacionais,

nisiaeloliveira@ctism.ufsm.br

2

Colégio Técnico Industrial de Santa Maria- Colégio vinculado à Universi-

dade Federal de Santa Maria, que conta atualmente com quatro Cursos

Técnicos Integrados ao Ensino Médio (sendo um na modalidade PROEJA),

sete Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, três Cursos Superio-

res e um Curso de Pós-graduação, em nível de mestrado.