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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1799

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

A APROXIMAÇÃO DOS DIÁLOGOS

ENTRE PAULO FREIRE E BELL HOOKS

Luíza Zelinscki Lemos Pereira

1

Thífany Piffer

2

Palavras-chave:

bell hooks; Experiência; Entusiasmo; Paulo

Freire; Transgressão.

INTRODUZINDO O DIÁLOGO

Paulo Freire, em suas obras, apresenta, de forma ins-

piradora, novas maneiras de pensar sobre a realidade social

de determinados grupos e em determinados espaços. Nes-

sa lógica, bell hooks, em seu livro “Ensinando a transgredir:

educação como prática da liberdade”, identifica-se com os

diálogos levantados por Freire, em um momento de con-

tínuo questionamento acerca da política da dominação, o

impacto do racismo, do sexismo e da exploração de classe,

profundamente ligados à sua realidade.

A partir de um ângulo fundamentalista, bell hooks,

trabalha em Freire questões pouco abordadas, as quais tem

a necessidade do interrogatório, passíveis de dúvida e de

confronto quanto ao sistema de dominação.

O conceito utilizado por Freire de prática de liberdade,

dentro da educação, é expandido e ganha um espaço que

ultrapassa a fronteira dos contextos teóricos – feminismo e

movimento negro – em perspectiva prática ganham um sen-

tido amplo e coerente no campo da junção entre os saberes

de Paulo Freire e bell hooks, contemplando significados de

princípio teórico a práxis em sala de aula.

1

Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS

Campus

Erechim.

E-mail:

luluh.zelinscki@hotmail.com

2

Acadêmica do curso de Licenciatura em História da UFFS

Campus

Erechim e

bolsista do grupo Práxis PET – Conexões de Saberes. E-mail:

thifanypiffer1@ gmail.com