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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1967

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

POLITICIDADES AUDIOVISUAIS:

DE RANCIÉRE A FREIRE E O ENSINO DE

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO

Juliano Rodrigues

1

INTRODUÇÃO

Este estudo teórico-crítico tem como tema o ensino

de História do Cinema Brasileiro e sua delimitação se or-

ganiza através de uma aproximação entre duas questões:

a (in) visibilidade da perspectiva feminina na historiografia

do tema, e a problematização de uma tradição masculina

e hegemônica dentro da própria cinematografia brasileira.

Esta organização inquisitiva se organiza através da seguinte

pergunta norteadora: como as aproximações e afastamen-

tos entre Paulo Freire e Jacques Ranciére auxiliam na com-

preensão do contexto historiográfico para o ensino de His-

tória do Cinema Brasileiro.

Este questionamento, e a reflexão que decorre dele,

nasce da minha experiência prática no estágio docente en-

quanto aluno de doutorado pelo PPGCOM-UFRGS

2

, ano de

2016, ministrando a disciplina de História do Cinema Brasi-

leiro

3

para as alunas e alunos dos cursos de Comunicação, e

vai se complementando e transformando ao longo das jor-

nadas de ensino do componente curricular de Linguagem

Audiovisual Aplicada para o ensino médio técnico integrado

de Produção de Áudio e Vídeo no

Campus

Alvorada do Ins-

tituto Federal do Rio Grande do Sul. Há inúmeras diferenças

entre o ensino de graduação e o médio técnico, não apenas

nas dimensões do conteúdo programático, mas também nas

1

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada,

doutorando em história do cinema brasileiro pelo PPGCOM-Universidade

Federal do Rio Grande do Sul.

juliano.rodrigues@alvorada.ifrs.edu.br

2

Programa de pós-graduação em comunicação da Universidade Federal do

Rio Grande do Sul.

3

Experiência orientada pela Profa. Dra. Miriam de Souza Rossini. A doutoran-

da Vanessa Labre também participou como estagiária docente na disciplina.