Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1041 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1041 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1041

EIXO 7 – PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR (AMBIENTES DIVERSOS)

O PAPEL DO ENSINO DE ESPANHOL NA

EDUCAÇÃO POPULAR PRÉ-UNIVERSITÁRIA

Francyelle Viana da Rosa

1

Natalia Labella-Sánchez

RESUMO:

Dentro do contexto da educação popular (EP)

pré-universitária, o papel do ensino de espanhol é conci-

liar as exigências conteudistas dos exames de ingresso ao

ensino superior, os conhecimentos requeridos pelo Exame

Nacional do Ensino Médio (ENEM), e o compromisso da

educação popular que, baseada na

Pedagogia do Oprimido

,

de Paulo Freire (2017), busca, coletiva e horizontalmente a

tomada de consciência, por parte dos alunos, de suas rea-

lidades. Destacando os pressupostos freirianos como parte

essencial da base educacional popular, temos como obje-

tivo apresentar os desafios do educador popular de língua

espanhola, com foco na preparação de estudantes de baixa

renda para o ENEM e para o vestibular da Universidade Fe-

deral do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta prova predomi-

nam questões estritamente gramaticais, de vocabulário e de

tradução. Ademais do vestibular, é necessária a preparação

para a prova do ENEM que requer, diferentemente do pri-

meiro, a compreensão leitora de textos de gêneros diver-

sos, relacionados, normalmente, a temas sociais, as relações

de colonização, campanhas governamentais, entre outros

(KANASHIRO, 2011). Partindo apenas dessas necessidades,

um pré-universitário popular poderia se assemelhar àque-

les que são de natureza privada, porém o primeiro exige,

além da preparação para os exames, o compromisso com os

ideais da EP. Estes ideais visam empenho na busca da liber-

dade daquele que se encontra marginalizado pela socieda-

de, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de uma

consciência crítica da sua realidade. Para tanto, é essencial

1

Licencianda em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Federal do

Rio Grande do Sul (UFRGS),

<francyellevrosa@hotmail.com

>.