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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Monetarização no sentido de transformação desses conteúdos,

desses dados sociais, em moeda. Em nosso estudo empírico, na

próxima seção deste trabalho, buscaremos construir uma refle-

xão, ainda que inicial, articulada entre aspectos empíricos e a

compreensão de Serge Proulx (2010, 2012, 2013) sobre o papel

do contribuidor na atualidade.

3 A contribuição dos usuários no site

Booking.com

No trabalho de observação de acontecimentos da atua-

lidade, temos particular interesse nas operações discursivas que

se engendram nos espaços dedicados ao turismo, pois conside-

ramos que o campo turístico está em transformação, em relação

aos sujeitos, à tecnologia, à mídia e às práticas sociais marcadas

pela cultura da contribuição de ‘amadores’, dispostos a partilhar

suas experiências e obter reconhecimento. Essa última caracte-

rística remete à ideia da busca de visibilidade e do exibicionismo

exacerbado vivenciado na sociedade em midiatização.

Os sujeitos estão cada vez mais inseridos no ambien-

te virtual, respondendo ao chamado de ‘pedidos de comentá-

rios’ ou do

Request for Comments

(RFC) da internet. Esse su-

jeito, enquanto consumidor, contribui para o estabelecimento

de uma nova lógica comunicacional no campo do turismo, o

qual adere a práticas de marketing voltadas para o capitalismo

comunicacional.

O turismo é um dos fenômenos mais significativos

do mundo contemporâneo, exercendo influência

direta no desenvolvimento econômico, social, po-

lítico e ambiental de diversos países e das regiões

nele inseridos. Com o crescimento da atividade

e do número de turistas, houve um consequen-

te aumento da competição entre os destinos que,

em busca de vantagem competitiva, passaram a

utilizar ferramentas de marketing para atrair e

reter clientes, entre elas, a Internet. O advento da

grande rede tornou o turista online mais exigen-

te e informado na tomada de decisão de compra

(TOMIKAWA, 2009, p. 8).