

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Monetarização no sentido de transformação desses conteúdos,
desses dados sociais, em moeda. Em nosso estudo empírico, na
próxima seção deste trabalho, buscaremos construir uma refle-
xão, ainda que inicial, articulada entre aspectos empíricos e a
compreensão de Serge Proulx (2010, 2012, 2013) sobre o papel
do contribuidor na atualidade.
3 A contribuição dos usuários no site
Booking.comNo trabalho de observação de acontecimentos da atua-
lidade, temos particular interesse nas operações discursivas que
se engendram nos espaços dedicados ao turismo, pois conside-
ramos que o campo turístico está em transformação, em relação
aos sujeitos, à tecnologia, à mídia e às práticas sociais marcadas
pela cultura da contribuição de ‘amadores’, dispostos a partilhar
suas experiências e obter reconhecimento. Essa última caracte-
rística remete à ideia da busca de visibilidade e do exibicionismo
exacerbado vivenciado na sociedade em midiatização.
Os sujeitos estão cada vez mais inseridos no ambien-
te virtual, respondendo ao chamado de ‘pedidos de comentá-
rios’ ou do
Request for Comments
(RFC) da internet. Esse su-
jeito, enquanto consumidor, contribui para o estabelecimento
de uma nova lógica comunicacional no campo do turismo, o
qual adere a práticas de marketing voltadas para o capitalismo
comunicacional.
O turismo é um dos fenômenos mais significativos
do mundo contemporâneo, exercendo influência
direta no desenvolvimento econômico, social, po-
lítico e ambiental de diversos países e das regiões
nele inseridos. Com o crescimento da atividade
e do número de turistas, houve um consequen-
te aumento da competição entre os destinos que,
em busca de vantagem competitiva, passaram a
utilizar ferramentas de marketing para atrair e
reter clientes, entre elas, a Internet. O advento da
grande rede tornou o turista online mais exigen-
te e informado na tomada de decisão de compra
(TOMIKAWA, 2009, p. 8).