Table of Contents Table of Contents
Previous Page  264 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 264 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Vale notar que os usuários do Booking.com podem

criar uma conta (canto superior à direita da Figura 1), passando

a integrar o

casting

de clientes, os quais, caso venham a realizar

mais de dez reservas num período de um ano, passam a desfru-

tar de um

status

diferenciado: cliente Genius. O cliente Genius

ganha 10% de desconto em determinadas hospedagens. Para al-

cançar tal ‘diferenciação’ é necessário ‘participar ativamente’ do

site. Isso representa, em outras palavras, além de fazer as reser-

vas pela agência, avaliar os hotéis onde ficou, emitir comentários

e notas. Ou seja, deve ser um contribuidor, na acepção desenvol-

vida por Serge Proulx (2013). E é por meio desses comentários

e notas, além de outros critérios comerciais, que o

ranking

de

hotéis é formado, podendo variar de ruim, aceitável, agradável,

bom, muito bom, ótimo, excelente, excepcional, fantástico até

fabuloso. Cada adjetivo está acompanhado da referida nota. É

interessante ressaltar que a equipe do Booking.com não vai até

o destino confirmar os dados. São os clientes que geram as infor-

mações, gratuitamente, descrevendo o produto. Essas opiniões

oferecem ‘isenção’ ao site e às informações que por ali circulam.

Abaixo reproduzimos a página na qual a empresa

anuncia e explica os benefícios que os clientes do Booking.com

usufruem ao usar o serviço.

Figura 2 – Entre os benefícios prometidos aos clientes

está segurança dos dados do cartão de crédito

A estratégia de funcionamento da agência segue os

mesmos princípios básicos de outras empresas do ramo de tu-

rismo, tendo destacado entre os “Benefícios para Clientes” a se-

gurança das informações inseridas no site. A “garantia de priva-

cidade” salientada refere-se aos dados do cartão de crédito, pois

as informações da conta do cliente são repassadas. Vale notar

a proposta para os afiliados, no caso os hotéis que queiram fa-