Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Vale notar que os usuários do Booking.com podem
criar uma conta (canto superior à direita da Figura 1), passando
a integrar o
casting
de clientes, os quais, caso venham a realizar
mais de dez reservas num período de um ano, passam a desfru-
tar de um
status
diferenciado: cliente Genius. O cliente Genius
ganha 10% de desconto em determinadas hospedagens. Para al-
cançar tal ‘diferenciação’ é necessário ‘participar ativamente’ do
site. Isso representa, em outras palavras, além de fazer as reser-
vas pela agência, avaliar os hotéis onde ficou, emitir comentários
e notas. Ou seja, deve ser um contribuidor, na acepção desenvol-
vida por Serge Proulx (2013). E é por meio desses comentários
e notas, além de outros critérios comerciais, que o
ranking
de
hotéis é formado, podendo variar de ruim, aceitável, agradável,
bom, muito bom, ótimo, excelente, excepcional, fantástico até
fabuloso. Cada adjetivo está acompanhado da referida nota. É
interessante ressaltar que a equipe do Booking.com não vai até
o destino confirmar os dados. São os clientes que geram as infor-
mações, gratuitamente, descrevendo o produto. Essas opiniões
oferecem ‘isenção’ ao site e às informações que por ali circulam.
Abaixo reproduzimos a página na qual a empresa
anuncia e explica os benefícios que os clientes do Booking.com
usufruem ao usar o serviço.
Figura 2 – Entre os benefícios prometidos aos clientes
está segurança dos dados do cartão de crédito
A estratégia de funcionamento da agência segue os
mesmos princípios básicos de outras empresas do ramo de tu-
rismo, tendo destacado entre os “Benefícios para Clientes” a se-
gurança das informações inseridas no site. A “garantia de priva-
cidade” salientada refere-se aos dados do cartão de crédito, pois
as informações da conta do cliente são repassadas. Vale notar
a proposta para os afiliados, no caso os hotéis que queiram fa-