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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

o fato de o doador estar implicado naquilo que doou. A lógica

da doação (ou a cultura da contribuição), a partir da realidade

vivenciada com as tecnologias digitais, necessita ainda de refle-

xão. Ainda assim, cremos que as reflexões de Serge Proulx cola-

boram para pensar esse modo de interagir e as especificidades

de tal ambiência:

O contribuidor é produtor de conteúdo e, ao mes-

mo tempo, fornecedor de dados. Ou seja, quando

alguém comenta um blog, está produzindo con-

teúdos. [...] os dados,

rastros

, que os usuários dei-

xam pelas redes sociais. Nossos números, nossos

protocolos, nossos ‘IPs’ ali ficam, nosso endereço

virtual, e muitas coisas mais vão ficando pelo ca-

minho, nessa situação de produtores de conteúdo

e contribuintes. Quando se está num site da rede

social o próprio laço social se torna fonte econô-

mica (PROULX, 2013).

É a partir desse enfoque que consideramos a questão

da economia de contribuição central para pensar a reconfigura-

ção pelo qual passou, e continua passando, o campo do turismo.

Essa nova forma de fazer as coisas provocou mudanças mer-

cadológicas, as quais se refletem na relação que tais empresas

empreendem na atualidade com seus clientes. A constituição de

uma empresa leva em conta que, cada vez mais, os sujeitos estão

inseridos no ambiente virtual e participam das redes.

Esta é a transformação informacional que permite

a uma empresa desenvolver uma publicidade afia-

da e alvo de novas práticas de marketing viral para

gerar grandes lucros. O século XXI é, portanto, um

capitalismo informacional baseado no uso das

tecnologias digitais e na lógica da contribuição de

muitos para assegurar a criação de valor econômi-

co baseado em uma capitalização de informação e

conhecimento (PROULX, 2012, p. 1).

Ou seja, o sujeito utilizador dos recursos tecnológicos

digitais contribui, de forma espontânea ou não, para a moneta-

rização de conteúdos, dos dados e, até mesmo, dos laços sociais.