Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
Outro aspecto percebido nos últimos anos é a substi-
tuição dos pequenos empresários locais por redes (regionais,
nacionais ou internacionais), as quais detêm capital econômico
para a manutenção de equipes e para realizar investimentos em
tecnologias da informação e da comunicação. As bases da pla-
taforma de negócios também sofreram alterações nos últimos
anos em função das novas formas de interação, com o desenvol-
vimento do marketing de banco de dados. São especificidades
que surgiram com a internet e que estão “mudando a nature-
za do modo como as empresas fazem negócios e os modos por
meio dos quais elas se comunicam e interagem com o consumi-
dor” (BELCH; BELCH, 2008, p. 481).
Para este artigo, selecionamos o site Booking.com,
o qual se autodenomina agência de reserva de hotéis
online
.
Segundo informações publicadas no site da empresa, a agência
foi fundada em 1996, tendo atualmente no seu rol de ofertas
350.000 propriedades de temporada distribuídas em mais de
200 países, trabalhando emmais de 40 idiomas. A missão que se
propõe a empresa é de “ajudar viajantes com qualquer tipo de
orçamento a facilmente pesquisar, reservar e desfrutar das me-
lhores acomodações do mundo”. Abaixo a reprodução da página
de abertura do site, com destaque, pela cor amarela, para o box
onde é possível inserir o destino do viajante (do usuário do site),
a data da permanência e o número de pessoas.
Figura 1– Página principal do Booking.com com as
ferramentas de pesquisa de acomodações