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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

Outro aspecto percebido nos últimos anos é a substi-

tuição dos pequenos empresários locais por redes (regionais,

nacionais ou internacionais), as quais detêm capital econômico

para a manutenção de equipes e para realizar investimentos em

tecnologias da informação e da comunicação. As bases da pla-

taforma de negócios também sofreram alterações nos últimos

anos em função das novas formas de interação, com o desenvol-

vimento do marketing de banco de dados. São especificidades

que surgiram com a internet e que estão “mudando a nature-

za do modo como as empresas fazem negócios e os modos por

meio dos quais elas se comunicam e interagem com o consumi-

dor” (BELCH; BELCH, 2008, p. 481).

Para este artigo, selecionamos o site Booking.com,

o qual se autodenomina agência de reserva de hotéis

online

.

Segundo informações publicadas no site da empresa, a agência

foi fundada em 1996, tendo atualmente no seu rol de ofertas

350.000 propriedades de temporada distribuídas em mais de

200 países, trabalhando emmais de 40 idiomas. A missão que se

propõe a empresa é de “ajudar viajantes com qualquer tipo de

orçamento a facilmente pesquisar, reservar e desfrutar das me-

lhores acomodações do mundo”. Abaixo a reprodução da página

de abertura do site, com destaque, pela cor amarela, para o box

onde é possível inserir o destino do viajante (do usuário do site),

a data da permanência e o número de pessoas.

Figura 1– Página principal do Booking.com com as

ferramentas de pesquisa de acomodações