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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

zer parte da base de dados do Booking.com. Entre as vantagens

oferecidas no “Programa de Afiliados”, está, além da promessa

de uma negociação séria e de baixo risco, o acesso a estatísticas

baseadas nas pesquisas dos usuários. Veja abaixo a explicação:

Estatísticas online

Como parceiro afiliado, você pode rever estatísti-

cas online, como número de visitantes, reservas,

conversões e comissões. Além disso, oferecemos

informações detalhadas sobre cidades reservadas,

idioma e país do usuário, assim como várias ferra-

mentas de rastreamento sofisticadas. Muitos dos

nossos afiliados aproveitam a riqueza de informa-

ções para maximizar seus lucros. Estamos certos

de que a transparência nos resultados (financei-

ros) é crucial. Ao fornecer esses dados aos nos-

sos parceiros afiliados em tempo real, esperamos

mantê-los informados da melhor maneira possível

(BOOKING.COM, 2015).

Isso quer dizer que, ao utilizar o Booking.com, os usuá-

rios não estão apenas fazendo uma pesquisa de hotéis, mas ge-

rando dados que servirão para o negócio. É a chamada “contri-

buição online como uma transação mercantil” a que se refere

Proulx (2012). Ao utilizar o site, o usuário deixa rastros, dados

que são captados pela empresa proprietária da plataforma e re-

passados aos afiliados (hotéis). Um cliente Genius, por exemplo,

tem uma extensa lista de reservas anteriores, o que contribui

para a construção de um perfil. Ou seja, os usuários da agên-

cia não são apenas ‘produtores de conteúdo’ (quando avaliam

as acomodações de um hotel), mas igualmente ‘fornecedores de

dados’ (enquanto mantêm uma conta sujeita aos rastreadores

sofisticados da agência).

Nesse sentido, Serge Proulx (2012) considera que os

usuários se tornam “metadados”, os quais servirão de base para

“a produção de valor econômico neste mundo de gigantes da in-

ternet. Trata-se do capitalismo informacional, no qual os usuá-

rios regulares que produzem dados em tempo real são a fonte do

valor de sistema econômico da internet” (PROULX, 2012, p. 2).

Vale notar que, na concepção do pesquisador canadense, a con-