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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

lidade, anunciabilidade e publicização, foram criados, alterando

a percepção e o comportamento dos sujeitos.

Na sociedade contemporânea, a penetração da

Internet e da tecnologia digital tem possibilitado

o surgimento de novas práticas de comunicação e

comércio marcadas pelos ideais de uma cultura da

contribuição, imaginário participativo e orienta-

do. A Internet deu origem ao longo dos anos a uma

“cultura de contribuição”, cujos proponentes não

parecem se identificar com a lógica utilitarista de

costume, em práticas de concorrência e competi-

ção. Em vez disso, o motivo apresentado por usuá-

rios contribuintes – “amadores” para a maioria

deles (Leadbeater e Miller 2004) – está mais asso-

ciado a partilhar uma paixão ou às vezes o prazer,

buscando o reconhecimento simbólico entre seus

pares (PROULX, 2012, p. 1).

Estamos nos referindo à mudança na ‘forma’ de se

enunciar no espaço público que essa nova ambiência requer.

Isso quer dizer que a cultura das mídias, de mediar e construir

discursos especialistas, vem sendo adotada pelos sujeitos de ou-

tras esferas e permeando as práticas sociais destes. Colocar em

circulação discursos no contexto de uma sociedade em midiati-

zação significa uma subversão dos modos de enunciar pratica-

dos até então.

Nesse sentido, cremos ser válido pensar em pelo me-

nos dois aspectos. O primeiro, como referido na seção anterior

deste artigo, sobre a possibilidade de os sujeitos dos mais dis-

tintos campos dispensarem as mídias tradicionais para enunciar

seus discursos, tendo como grande vantagem evitar a mediação

(e seleção) realizada pelo especialista. Porém, a midiatização, na

concepção de Braga (2006), não se restringe à possibilidade de

se fazer coisas que não eram feitas antes. Mais do que isso, a

midiatização afeta a nossa realidade social. Além da questão do

acesso, há um segundo aspecto que se refere às mudanças nas

relações e nos modos de enunciar dos campos e seus atores, a

partir dessa nova ambiência.