Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
lidade, anunciabilidade e publicização, foram criados, alterando
a percepção e o comportamento dos sujeitos.
Na sociedade contemporânea, a penetração da
Internet e da tecnologia digital tem possibilitado
o surgimento de novas práticas de comunicação e
comércio marcadas pelos ideais de uma cultura da
contribuição, imaginário participativo e orienta-
do. A Internet deu origem ao longo dos anos a uma
“cultura de contribuição”, cujos proponentes não
parecem se identificar com a lógica utilitarista de
costume, em práticas de concorrência e competi-
ção. Em vez disso, o motivo apresentado por usuá-
rios contribuintes – “amadores” para a maioria
deles (Leadbeater e Miller 2004) – está mais asso-
ciado a partilhar uma paixão ou às vezes o prazer,
buscando o reconhecimento simbólico entre seus
pares (PROULX, 2012, p. 1).
Estamos nos referindo à mudança na ‘forma’ de se
enunciar no espaço público que essa nova ambiência requer.
Isso quer dizer que a cultura das mídias, de mediar e construir
discursos especialistas, vem sendo adotada pelos sujeitos de ou-
tras esferas e permeando as práticas sociais destes. Colocar em
circulação discursos no contexto de uma sociedade em midiati-
zação significa uma subversão dos modos de enunciar pratica-
dos até então.
Nesse sentido, cremos ser válido pensar em pelo me-
nos dois aspectos. O primeiro, como referido na seção anterior
deste artigo, sobre a possibilidade de os sujeitos dos mais dis-
tintos campos dispensarem as mídias tradicionais para enunciar
seus discursos, tendo como grande vantagem evitar a mediação
(e seleção) realizada pelo especialista. Porém, a midiatização, na
concepção de Braga (2006), não se restringe à possibilidade de
se fazer coisas que não eram feitas antes. Mais do que isso, a
midiatização afeta a nossa realidade social. Além da questão do
acesso, há um segundo aspecto que se refere às mudanças nas
relações e nos modos de enunciar dos campos e seus atores, a
partir dessa nova ambiência.