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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

tribuição dos usuários de sites como o Booking.com se baseia na

lógica do dom, tal como referimos na seção anterior deste tra-

balho. Além disso, está em consonância com as especificidades

de visibilidade, anunciabilidade e publicização da sociedade em

midiatização.

Outra característica da agência de reserva

online

obser-

vada neste estudo refere-se à publicidade que busca conquistar

clientes. Abaixo o anúncio que circula no site Booking.com volta-

do ao público externo, com vista à fidelização de novos usuários.

É interessante notar que entre as vantagens para o novo ‘cliente’

estão tarifas mais econômicas, um grande número de proprie-

dades distribuídas em milhares de destinos, a disponibilização

do serviço em mais de 40 idiomas e, cremos o mais interessan-

te, o acesso a ‘avaliações imparciais’. Ou seja, a avaliação que

os usuários postaram serve para criar efeitos de credibilidade

e legitimidade ao site. Principalmente por deter um número de

avaliações gigantesco: mais de 24 milhões.

Figura 3 – A empresa destaca as ‘avaliações imparciais’

como uma das vantagens de usar a agência