Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
tribuição dos usuários de sites como o Booking.com se baseia na
lógica do dom, tal como referimos na seção anterior deste tra-
balho. Além disso, está em consonância com as especificidades
de visibilidade, anunciabilidade e publicização da sociedade em
midiatização.
Outra característica da agência de reserva
online
obser-
vada neste estudo refere-se à publicidade que busca conquistar
clientes. Abaixo o anúncio que circula no site Booking.com volta-
do ao público externo, com vista à fidelização de novos usuários.
É interessante notar que entre as vantagens para o novo ‘cliente’
estão tarifas mais econômicas, um grande número de proprie-
dades distribuídas em milhares de destinos, a disponibilização
do serviço em mais de 40 idiomas e, cremos o mais interessan-
te, o acesso a ‘avaliações imparciais’. Ou seja, a avaliação que
os usuários postaram serve para criar efeitos de credibilidade
e legitimidade ao site. Principalmente por deter um número de
avaliações gigantesco: mais de 24 milhões.
Figura 3 – A empresa destaca as ‘avaliações imparciais’
como uma das vantagens de usar a agência