Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
pelos televisores, pelas antenas parabólicas, pelos
terminais de jogos e pelos aparelhos de TV digi-
tal. Deve considerar também a utilização de outras
tecnologias de rede, além da Internet. Na verdade,
embora o termo ‘Internet’ ainda seja útil como
designação genérica desse conjunto reticular de
dispositivos técnicos, as práticas de comunica-
ção mediadas pelas redes digitais abrangem mais
que a rede Internet, sendo que essa é uma rede
cada vez mais orientada por uma lógica comercial
(PROULX, 2010, p. 2-3).
Nesse contexto, em que pese a lógica comercial referi-
da por Proulx (2010), foram criadas empresas virtuais que têm
entre suas estratégias a contribuição dos usuários. É o caso das
agências de turismo
online
, que se voltaram nos últimos anos
para ações que buscam conquistar clientes que preferem eles
próprios planejar suas viagens. Afinal, as práticas de interação
das redes permitem a não especialistas buscar e organizar suas
próprias atividades, sem a contratação de uma agência de turis-
mo tradicional.
Assim, temos como objetivo para este artigo identificar
as mudanças que as tecnologias digitais trouxeram para a cons-
tituição e sucesso de transações comerciais na área de turismo e
analisar empiricamente a estratégia de uma empresa que se ba-
seia nos novos protocolos de interação com seus clientes. A me-
todologia inclui uma reflexão bibliográfica com base em obras
que abordam o tema proposto neste trabalho, de modo a trazer
para a discussão aspectos pertinentes ao entendimento de nos-
so objeto de estudo. O método utilizado para a operacionaliza-
ção da pesquisa é o estudo de caso da empresa
online
Booking.
com, especializada na reserva de acomodações em hotéis.
2 A cultura da contribuição no contexto da
sociedade emmidiatização
O processo de evolução tecnológica pelo qual passou a
sociedade nas últimas décadas suscitou, com a adesão massiva a
dispositivos técnicos de interação, uma mudança nos domínios