Table of Contents Table of Contents
Previous Page  155 / 282 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 155 / 282 Next Page
Page Background

Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

O primeiro caso é a página

News.va Português

5

, uma

das presenças oficiais da Santa Sé no Facebook (Fig. 1). A pági-

na é um dos serviços oferecidos pelo site criado em 2012 como

um agregador das principais notícias produzidas pelos meios de

comunicação vaticanos (Agência Fides, L’Osservatore Romano,

Sala de Imprensa da Santa Sé, Serviço de Informação Vaticano,

Rádio Vaticana, Centro Televisivo do Vaticano e Setor de Internet

da Santa Sé). Sua criação buscou, justamente, uma maior inserção

da Igreja nas redes sociais online com suas presenças paralelas

em diversas plataformas, facilitando o compartilhamento das

informações.

Figura 1 – Detalhe da página News.va Português no Facebook

A plataforma Facebook oferece uma determinada in-

terface à Igreja, condicionando seus usos tecnológicos: para se

fazer presente nesse ambiente, a Igreja Católica precisa definir-

-se mediante o nome da página (

News.va Português

), a imagem

de capa (o Papa Francisco), a foto do perfil (o logotipo do

News.

va

), a categoria específica (“instituição religiosa”), os campos de

conteúdo (“Linha do Tempo”, “Sobre”, “Fotos”, etc.), as possibili-

dades de interação (publicação de textos, vídeos, fotos, áudios),

delimitações todas definidas pelo Facebook. Cada elemento des-

sa interface possui suas regularidades específicas e demanda da

Igreja-instituição um processo de “tradução” das suas crenças

e valores para que ganhem sentido na economia simbólica des-

se ambiente digital. Para se apropriar dessa plataforma, a Igreja

precisa se adaptar e obedecer a essas limitações, demarcando,

5

Disponível em: <https://www.facebook.com/news.va.pt>.