Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
O primeiro caso é a página
News.va Português
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, uma
das presenças oficiais da Santa Sé no Facebook (Fig. 1). A pági-
na é um dos serviços oferecidos pelo site criado em 2012 como
um agregador das principais notícias produzidas pelos meios de
comunicação vaticanos (Agência Fides, L’Osservatore Romano,
Sala de Imprensa da Santa Sé, Serviço de Informação Vaticano,
Rádio Vaticana, Centro Televisivo do Vaticano e Setor de Internet
da Santa Sé). Sua criação buscou, justamente, uma maior inserção
da Igreja nas redes sociais online com suas presenças paralelas
em diversas plataformas, facilitando o compartilhamento das
informações.
Figura 1 – Detalhe da página News.va Português no Facebook
A plataforma Facebook oferece uma determinada in-
terface à Igreja, condicionando seus usos tecnológicos: para se
fazer presente nesse ambiente, a Igreja Católica precisa definir-
-se mediante o nome da página (
News.va Português
), a imagem
de capa (o Papa Francisco), a foto do perfil (o logotipo do
News.
va
), a categoria específica (“instituição religiosa”), os campos de
conteúdo (“Linha do Tempo”, “Sobre”, “Fotos”, etc.), as possibili-
dades de interação (publicação de textos, vídeos, fotos, áudios),
delimitações todas definidas pelo Facebook. Cada elemento des-
sa interface possui suas regularidades específicas e demanda da
Igreja-instituição um processo de “tradução” das suas crenças
e valores para que ganhem sentido na economia simbólica des-
se ambiente digital. Para se apropriar dessa plataforma, a Igreja
precisa se adaptar e obedecer a essas limitações, demarcando,
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Disponível em: <https://www.facebook.com/news.va.pt>.