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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

GUIBERRY; PROULX, 2011). A plataforma Facebook molda, or-

ganiza e estrutura as práticas católicas (inclusive em seu mais

alto nível institucional), valorizando certos aspectos e elemen-

tos da comunicação em detrimento de outros. Por outro lado,

também é possível constatar uma

socialização

dos usos tecno-

lógicos, visto que a multiplicidade de ações e práticas sociais a

partir das tecnologias faz emergir invenções criativas, que po-

dem levar a restrições de usos ou a “novas inovações”. Inova-

ção tecnológica e invenção social, emmeio a condicionamentos

e autonomias de diversas ordens, portanto, se articulam e se

complexificam.

Em suma: a criatividade social – neste caso manifes-

tada por uma apropriação de uma plataforma tecnológica por

parte de uma instituição social como a Igreja – se expressa me-

diante invenções sobre determinadas tecnologias, e, por outro

lado, a inovação tecnológica é prática e contextualmente social.

Há, portanto, uma hibridação, uma dupla mediação:

tecnológi-

ca

, pois a plataforma molda e estrutura determinadas práticas

sociais; mas também e ao mesmo tempo

social

, visto que os

usos sociais, por sua vez, moldam e reestruturam a tecnologia

(SBARDELOTTO, 2012b).

A Igreja-instituição, apropriando-se das redes digitais,

gera novos ambientes para a publicização e a socialização de suas

crenças, discursos e práticas. A coevolução, portanto, não é ape-

nas sociotécnica – nas interações entre o usuário e a plataforma

Facebook –, mas também envolve um âmbito simbólico, median-

te o qual tais interações são embebidas em práticas religiosas

específicas do catolicismo.

Contudo, a sociedade em geral, graças à acessibilidade e

à facilidade de uso de tais plataformas, também pode agora

falar

publicamente sobre

o catolicismo, retrabalhando, ressignificando,

ressemantizando, reconstruindo a sua experiência e o seu ima-

ginário religioso. Indivíduos e grupos específicos podem agora

atualizar suas crenças para novos agentes sociais e para públicos

aindamaiores, emuma trama complexa de sentidos. Esse é o caso

da página

Catecismo da Igreja Católica

6

(Fig. 2).

6

Disponível em: <https://www.facebook.com/catecismobrasil>.