Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
estão querendo a judiação, a ralação, mas um fiel bem nutrido
e, como eles mesmos dizem no jargão evangélico, restaurado.
Numa época em que pagamos por tudo, as igrejas neopente-
costais, especialmente a Mundial, não deixaram por menos e se
adaptaram ao mercado religioso, onde o sacrifício está repre-
sentado num envelope que serve para depositar as ofertas e o
dízimo. Caillois se aprofunda na natureza do sacrifício explican-
do sua construção:
Por outro lado, o indivíduo deseja ser bem-suce-
dido nos seus empreendimentos ou adquirir as
virtudes que lhe permitirão o êxito, evitar os infor-
túnios que o espreitam ou o castigo que a sua falta
mereceu. O conjunto da sociedade, cidade ou tribo
encontra-se na mesma situação: se faz a guerra,
anseia pela vitória e teme a derrota. Se frui a pros-
peridade, deseja conservá-la sempre e, de modo
inverso, preocupa-se em evitar a ruína de que jul-
ga aperceber o presságio. São tantas graças que o
indivíduo ou o Estado têmde obter dos deuses, das
potências pessoais ou impessoais de que se julga
estar dependente a ordem do mundo. O suplican-
te não imagina então, para constranger aquelas
a concederem-lhe essas graças, nada melhor que
tomar ele próprio a dianteira fazendo-lhes uma
dádiva, um
sacrifício
, ou seja, consagrando, intro-
duzindo à sua custa no domínio do sagrado algo
que lhe pertence e que ele abandona, ou que se
encontrava à sua disposição e em relação ao qual
ele renuncia a qualquer direito. Assim as potên-
cias sagradas, que não podem recusar esta oferta
usurária, tornam-se devedoras do donatário, fi-
cam ligadas pelo que receberam e, para não conti-
nuarem em dívida, devem conceder o que se lhes
pede: benefício material, virtude ou remissão de
uma pena. A ordem do mundo encontra-se então
restabelecida. Pelo sacrifício, o fiel passou a ser
credor e espera que as potestades que ele vene-
ra liquidem a dívida que contraíram para com ele
satisfazendo as suas súplicas. Agindo desta sorte,
elas trazem a contrapartida exigida por qualquer
gesto unilateral e restabelecem o equilíbrio que