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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

estão querendo a judiação, a ralação, mas um fiel bem nutrido

e, como eles mesmos dizem no jargão evangélico, restaurado.

Numa época em que pagamos por tudo, as igrejas neopente-

costais, especialmente a Mundial, não deixaram por menos e se

adaptaram ao mercado religioso, onde o sacrifício está repre-

sentado num envelope que serve para depositar as ofertas e o

dízimo. Caillois se aprofunda na natureza do sacrifício explican-

do sua construção:

Por outro lado, o indivíduo deseja ser bem-suce-

dido nos seus empreendimentos ou adquirir as

virtudes que lhe permitirão o êxito, evitar os infor-

túnios que o espreitam ou o castigo que a sua falta

mereceu. O conjunto da sociedade, cidade ou tribo

encontra-se na mesma situação: se faz a guerra,

anseia pela vitória e teme a derrota. Se frui a pros-

peridade, deseja conservá-la sempre e, de modo

inverso, preocupa-se em evitar a ruína de que jul-

ga aperceber o presságio. São tantas graças que o

indivíduo ou o Estado têmde obter dos deuses, das

potências pessoais ou impessoais de que se julga

estar dependente a ordem do mundo. O suplican-

te não imagina então, para constranger aquelas

a concederem-lhe essas graças, nada melhor que

tomar ele próprio a dianteira fazendo-lhes uma

dádiva, um

sacrifício

, ou seja, consagrando, intro-

duzindo à sua custa no domínio do sagrado algo

que lhe pertence e que ele abandona, ou que se

encontrava à sua disposição e em relação ao qual

ele renuncia a qualquer direito. Assim as potên-

cias sagradas, que não podem recusar esta oferta

usurária, tornam-se devedoras do donatário, fi-

cam ligadas pelo que receberam e, para não conti-

nuarem em dívida, devem conceder o que se lhes

pede: benefício material, virtude ou remissão de

uma pena. A ordem do mundo encontra-se então

restabelecida. Pelo sacrifício, o fiel passou a ser

credor e espera que as potestades que ele vene-

ra liquidem a dívida que contraíram para com ele

satisfazendo as suas súplicas. Agindo desta sorte,

elas trazem a contrapartida exigida por qualquer

gesto unilateral e restabelecem o equilíbrio que