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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

uma generosidade interessada rompeu a seu favor

(CAILLOIS, 1979, p. 27-28).

Será que em nossa sociedade agimos por questões fér-

reas do dinheiro, de interesses mesquinhos, ou as motivações

se multiplicam de uma forma inconsciente? Abrimos um espaço,

aqui, para outros tipos de patrocinadores, citando como exem-

plo o Partido dos Trabalhadores. Antes de ele ganhar as eleições

presidenciais no ano de 2002, era um ato voluntário o simpati-

zante, ou mesmo o partidário ideológico, “contribuir com a sua

carteirinha”. Quanto à atitude desses apoiadores, também se po-

dem estudar vários motivos que os impulsionam a tal feito. A

ação motivadora é diferente numa igreja, onde a autoridade es-

piritual fomenta diversas propostas para arrecadar. Esta carên-

cia de sentidos pode explicar o porquê da adesão às ideologias,

sejam elas religiosas ou políticas. A causa se deve ao que Erich

Fromm (1983) chama de “autômato”. A pessoa que desiste de

seu ego individual e se converte em autômato, idêntica a milhões

de outros autômatos em torno dela, não mais precisa se sentir

sozinha nem angustiada. O preço que ela paga, porém, é alto: é a

perda de sua individualidade (FROMM, 1983, p. 150-151).

Questão comunicacional

Quem sabe esta carência comunicacional direta expli-

que a atual voluntariedade que está em moda? Seria ela uma

nova oferta simbólica de alívio da situação social de individua-

lidade em que nos metemos? Novamente recorremos a Fromm,

que propõe a seguinte interpretação de tais necessidades:

Se considerarmos apenas as necessidades econô-

micas, no que toca às pessoas “normais”, se não

virmos o sofrimento inconsciente da pessoa co-

mum automatizada, então não conseguiremos ver

o perigo que ameaça nossa cultura em sua base

humana: a presteza para aceitar qualquer ideolo-

gia e qualquer chefe, desde que prometa agitação

e ofereça uma estrutura política e símbolos que

supostamente deem significado e ordem à vida