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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

modo, coisas permanentes no clã. Títulos, talis-

mãs, cobres e espíritos dos chefes são homônimos

e sinônimos, de mesma natureza e de mesma fun-

ção. A circulação dos bens acompanha a dos ho-

mens, das mulheres e das crianças, dos festins, dos

ritos, das cerimônias e das danças, mesmo a dos

gracejos e das injúrias. No fundo, ela é a mesma. Se

coisas são dadas e retribuídas, é porque se dão e se

retribuem “respeitos” – podemos dizer igualmen-

te “cortesias”. Mas é também porque as pessoas

se dão ao dar, e, se as pessoas se dão, é porque se

“devem” – elas e seus bens – aos outros (MAUSS,

2013, p. 80).

Portanto, o valor depende da cultura, da época e do que

esta valia representa num determinado momento. Ele não é um

resultado fora do contexto, mas apenas se adapta. Agnes Heller

(1989) caracteriza esse aspecto afirmando o seguinte:

Analisando a moral, a liberdade social, a explicita-

ção do indivíduo, a arte ou seus vários ramos ou

tipos, etc. veremos que o desenvolvimento do va-

lor não é de nenhummodo algo contínuo. Uma vez

atingido um certo estágio numa ou noutra esfera,

pode ocorrer – dependendo da estrutura social em

seu conjunto – que na época seguinte tal estágio

seja perdido, para iniciar-se um processo de defor-

mação, de perda de importância ou de essenciali-

dade (HELLER, 1989, p. 9).

Algumas inferências sobre o empírico

Não podemos deixar de apresentar um exemplo típico

que ocorreu numa das visitas ao campo

2

, onde percebemos um

2

Dentro da metodologia da minha tese de doutorado, estava prevista a visita a to-

das as Igrejas Neopentecostais do Parque Religioso de Porto Alegre. Este artigo

surgiu de uma transcrição do final do culto do meio-dia na Igreja Internacional

da Graça de Deus no dia 05/03/2014, na Av. Júlio de Castilhos, 492, centro de

Porto Alegre, pelo missionário Alcides Ademar Bayer, que incentivava os obrei-

ros a usarem a máquina de cartão de crédito para pagar o dízimo e fazer ofertas.

Como a cerimônia é aberta e pública, sem restrições de gravação, registrei em

áudio para poder obter todos os detalhes das falas.