Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
modo, coisas permanentes no clã. Títulos, talis-
mãs, cobres e espíritos dos chefes são homônimos
e sinônimos, de mesma natureza e de mesma fun-
ção. A circulação dos bens acompanha a dos ho-
mens, das mulheres e das crianças, dos festins, dos
ritos, das cerimônias e das danças, mesmo a dos
gracejos e das injúrias. No fundo, ela é a mesma. Se
coisas são dadas e retribuídas, é porque se dão e se
retribuem “respeitos” – podemos dizer igualmen-
te “cortesias”. Mas é também porque as pessoas
se dão ao dar, e, se as pessoas se dão, é porque se
“devem” – elas e seus bens – aos outros (MAUSS,
2013, p. 80).
Portanto, o valor depende da cultura, da época e do que
esta valia representa num determinado momento. Ele não é um
resultado fora do contexto, mas apenas se adapta. Agnes Heller
(1989) caracteriza esse aspecto afirmando o seguinte:
Analisando a moral, a liberdade social, a explicita-
ção do indivíduo, a arte ou seus vários ramos ou
tipos, etc. veremos que o desenvolvimento do va-
lor não é de nenhummodo algo contínuo. Uma vez
atingido um certo estágio numa ou noutra esfera,
pode ocorrer – dependendo da estrutura social em
seu conjunto – que na época seguinte tal estágio
seja perdido, para iniciar-se um processo de defor-
mação, de perda de importância ou de essenciali-
dade (HELLER, 1989, p. 9).
Algumas inferências sobre o empírico
Não podemos deixar de apresentar um exemplo típico
que ocorreu numa das visitas ao campo
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, onde percebemos um
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Dentro da metodologia da minha tese de doutorado, estava prevista a visita a to-
das as Igrejas Neopentecostais do Parque Religioso de Porto Alegre. Este artigo
surgiu de uma transcrição do final do culto do meio-dia na Igreja Internacional
da Graça de Deus no dia 05/03/2014, na Av. Júlio de Castilhos, 492, centro de
Porto Alegre, pelo missionário Alcides Ademar Bayer, que incentivava os obrei-
ros a usarem a máquina de cartão de crédito para pagar o dízimo e fazer ofertas.
Como a cerimônia é aberta e pública, sem restrições de gravação, registrei em
áudio para poder obter todos os detalhes das falas.