Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
digital tithe in the present; and how this contribution, as seen
in Proulx, is spontaneous or whether it is a manifestation of the
capital market. Besides the financial exchanges, there is the free
and voluntary donation of time and gifts, and we want to un-
derstand how this becomes a motivation for communicational
processes in the religious context. We know that since the be-
ginning of time religion and communication are connected. Both
came from a human and social need; otherwise they would not
have evolved. It is possible to state that, concerning religion, our
ancestors needed communication with the divine.
Keywords:
media and religion, symbolic value, donation, ex-
change, gift.
Introdução
Quem participou ou, de certa forma, já visitou várias
organizações religiosas percebe que seu custo operacional é ín-
fimo. Nas igrejas neopentecostais, o maior custo ainda é o alu-
guel, repassado para os fiéis. Depois da igreja montada com seus
bancos e púlpito, é só a manutenção. Como sabemos, a isenção
dos impostos é completa. O que se percebeu é que, nessas igre-
jas, o doar-se gratuitamente é o grande motivador. Mas esta doa-
ção combina com a atualidade social em que estamos vivendo?
Referimo-nos ao cenário atual, que é a sociedade pós-capitalis-
ta, consumidora. Assim, diante desta perspectiva, pode-se infe-
rir qual o estímulo que leva uma pessoa a participar como ator
coadjuvante e se tornar até patrocinadora de umprograma evan-
gélico ou mesmo de obras de construção de templos temáticos.
Fora isso, o trabalho pode ir mais longe e a pessoa ganhar um
status de obreira(o), faxinar a igreja, organizar eventos, assesso-
rar conforme sua profissão, dando o melhor de si à instituição a
que pertence. Mas será que toda essa ajuda não possui nenhuma
intenção de retorno? É algo totalmente desinteressado, ou há al-
guma forma de compensação? Esta doação está diretamente li-
gada ao fator cultural ou à própria religião? Promete algum tipo
de recompensa ou retribuição? Cabe avisar que não nos com-
pete investigar assuntos teológicos, econômicos, financeiros ou
mesmo sociológicos. O que nos interessa é conferir estes campos