Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
a uma força chamada altruísmo, que favorece este carrossel de
trocas. Como afirma Verón (1980), se os pendores altruístas não
existissem em nós, como supõe o teologismo, certamente os ser-
viços mútuos que resultam de tal atividade seriam incapazes de
fazê-los nascer (p. 137).
Na atualidade, o discurso religioso converteu-se em ou-
tra lógica. Primeiro ele busca o cliente fiel, trabalha sua autoes-
tima e o transforma em empreendedor. Depois, estando ele na
prosperidade, endivida-o pelo resto de sua vida como dizimista,
condicionando-o pelo que recebeu. Mas neste cenário é a igreja
que enriquece a olhos vistos, diferentemente daquele espírito
capitalista de Max Weber que envolvia mais a riqueza do fiel do
que da igreja arrecadadora em particular:
Este ascetismo secular do protestantismo – por
essa denominação é que podemos resumir o que
dissemos até agora – opunha-se, assim, poderosa-
mente, ao espontâneo usufruir das riquezas, e res-
tringia o consumo, especialmente o consumo do
luxo. Em compensação, libertava psicologicamen-
te a aquisição de bens das inibições da ética tra-
dicional, rompendo os grilhões da ânsia de lucro,
com o que não apenas a legalizou, como também
a considerou (no sentido aqui exposto) como dire-
tamente desejada por Deus. A luta contra as tenta-
ções da carne e a dependência dos bens materiais
era – como, aliás, os puritanos e também o grande
apologista do quaquerismo Barclay textualmente
afirmava – não uma campanha contra o enrique-
cimento, mas contra o uso irracional da riqueza
(WEBER, 1986, p. 122).
Segundo Proulx, quando estamos na lógica da doação,
esperamos que todos compartilhem com formas de contribui-
ção. Este ato de contribuir é o sentimento de pertencer a uma
comunidade. Diante desta afirmativa, ele acrescenta ainda que a fi-
delidade é a maior lógica da comunidade. Atualmente, nas igre-
jas neopentecostais os fiéis são lembrados também da sua fide-
lidade para com Deus ao pagar o dízimo, pois o dízimo não é