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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

a uma força chamada altruísmo, que favorece este carrossel de

trocas. Como afirma Verón (1980), se os pendores altruístas não

existissem em nós, como supõe o teologismo, certamente os ser-

viços mútuos que resultam de tal atividade seriam incapazes de

fazê-los nascer (p. 137).

Na atualidade, o discurso religioso converteu-se em ou-

tra lógica. Primeiro ele busca o cliente fiel, trabalha sua autoes-

tima e o transforma em empreendedor. Depois, estando ele na

prosperidade, endivida-o pelo resto de sua vida como dizimista,

condicionando-o pelo que recebeu. Mas neste cenário é a igreja

que enriquece a olhos vistos, diferentemente daquele espírito

capitalista de Max Weber que envolvia mais a riqueza do fiel do

que da igreja arrecadadora em particular:

Este ascetismo secular do protestantismo – por

essa denominação é que podemos resumir o que

dissemos até agora – opunha-se, assim, poderosa-

mente, ao espontâneo usufruir das riquezas, e res-

tringia o consumo, especialmente o consumo do

luxo. Em compensação, libertava psicologicamen-

te a aquisição de bens das inibições da ética tra-

dicional, rompendo os grilhões da ânsia de lucro,

com o que não apenas a legalizou, como também

a considerou (no sentido aqui exposto) como dire-

tamente desejada por Deus. A luta contra as tenta-

ções da carne e a dependência dos bens materiais

era – como, aliás, os puritanos e também o grande

apologista do quaquerismo Barclay textualmente

afirmava – não uma campanha contra o enrique-

cimento, mas contra o uso irracional da riqueza

(WEBER, 1986, p. 122).

Segundo Proulx, quando estamos na lógica da doação,

esperamos que todos compartilhem com formas de contribui-

ção. Este ato de contribuir é o sentimento de pertencer a uma

comunidade. Diante desta afirmativa, ele acrescenta ainda que a fi-

delidade é a maior lógica da comunidade. Atualmente, nas igre-

jas neopentecostais os fiéis são lembrados também da sua fide-

lidade para com Deus ao pagar o dízimo, pois o dízimo não é