Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
sensoriais, polarizam os campos de força no
conti-
nuum
homogêneo do imaginário; tanto, enfim, se
suspeita que são os dados sociológicos do micro-
grupo ou de grupos que se estendem aos confins
do grupo linguístico que fornecem quadros pri-
mordiais para os símbolos (DURAND, 1997, p. 33).
Quando o fiel vence a guerra contra os agentes do
mal, ele reverencia a instituição e a autoridade que lhe ajudou.
Através deste gesto, propaga os fatos e divulga a quem pertence.
Quem ganha com isto? Ele, pois apostou numa promessa que lhe
foi vendida, e a igreja, que colhe e investe numa reserva de con-
ceitos intangíveis e também na parte tangível monetária. Assim,
o fiel mantém o poder simbólico da igreja, tudo isso num jogo
de interesses que se estabelece nas trocas simbólicas. Bourdieu
(1992) se aprofundou no assunto e explica como ocorre este
processo:
As interações simbólicas que se instauramno cam-
po religioso devem sua forma específica à nature-
za particular dos interesses que aí se encontram
em jogo ou, em outros termos, à especificidade das
funções cumpridas pela ação religiosa, de um lado,
a serviço dos leigos (e, mais precisamente, para as
diferentes categorias de leigos) e, de outro, a ser-
viço dos diferentes agentes religiosos (BOURDIEU,
1992, p. 82).
Todos os envolvidos na cerimônia e na igreja estão
alimentando um simbolismo que gera frutos imperceptíveis e
às vezes não quantificados, mas sustenta uma estrutura que é
apoiada por inúmeras operações simbólicas. Mesmo que o fiel
não contribua com uma moeda, o fato da presença física dele
no templo, que representa um número a mais entre os presen-
tes, vai impressionar quem está chegando pela primeira vez –
impressiona e reforça quem já é convertido pelo fato da obra
que patrocina estar crescendo. Se observarmos algumas igrejas
neopentecostais, no caso específico a Igreja Universal do Reino
de Deus (IURD), vemos que ela também impressiona pela quan-
tidade e tamanho das suas igrejas, isto é, poder – o número de