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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

sensoriais, polarizam os campos de força no

conti-

nuum

homogêneo do imaginário; tanto, enfim, se

suspeita que são os dados sociológicos do micro-

grupo ou de grupos que se estendem aos confins

do grupo linguístico que fornecem quadros pri-

mordiais para os símbolos (DURAND, 1997, p. 33).

Quando o fiel vence a guerra contra os agentes do

mal, ele reverencia a instituição e a autoridade que lhe ajudou.

Através deste gesto, propaga os fatos e divulga a quem pertence.

Quem ganha com isto? Ele, pois apostou numa promessa que lhe

foi vendida, e a igreja, que colhe e investe numa reserva de con-

ceitos intangíveis e também na parte tangível monetária. Assim,

o fiel mantém o poder simbólico da igreja, tudo isso num jogo

de interesses que se estabelece nas trocas simbólicas. Bourdieu

(1992) se aprofundou no assunto e explica como ocorre este

processo:

As interações simbólicas que se instauramno cam-

po religioso devem sua forma específica à nature-

za particular dos interesses que aí se encontram

em jogo ou, em outros termos, à especificidade das

funções cumpridas pela ação religiosa, de um lado,

a serviço dos leigos (e, mais precisamente, para as

diferentes categorias de leigos) e, de outro, a ser-

viço dos diferentes agentes religiosos (BOURDIEU,

1992, p. 82).

Todos os envolvidos na cerimônia e na igreja estão

alimentando um simbolismo que gera frutos imperceptíveis e

às vezes não quantificados, mas sustenta uma estrutura que é

apoiada por inúmeras operações simbólicas. Mesmo que o fiel

não contribua com uma moeda, o fato da presença física dele

no templo, que representa um número a mais entre os presen-

tes, vai impressionar quem está chegando pela primeira vez –

impressiona e reforça quem já é convertido pelo fato da obra

que patrocina estar crescendo. Se observarmos algumas igrejas

neopentecostais, no caso específico a Igreja Universal do Reino

de Deus (IURD), vemos que ela também impressiona pela quan-

tidade e tamanho das suas igrejas, isto é, poder – o número de