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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

5 Apóstolo Valdemiro Santiago: um caso de

amadorismo neopentecostal brasileiro

Como o nosso propósito é entender o amadorismo no

processo religioso neopentecostal brasileiro, fazemos aqui um

recorte para estudar o caso de Valdemiro Santiago, proprietário

da Mundial Igreja do Poder de Deus.

Segundo o Dicionário Online de Português (DICIO,

2017), “amador é aquele que pratica qualquer arte ou espor-

te, sem ser um profissional”. Patrice Flichy (2013) cita diversos

autores que definem inúmeros tipos de amadores e também o

que eles fazem com seus amadorismos. Concordamos com ele

quando afirma que o amador é aquele que adquiriu experiência

por meio de seu percurso (o expert por baixo), aquele que inicia

como amador, mas que, aos poucos, vai se tornando um espe-

cialista, diferenciando-se deste, que é aquele que teve formação

acadêmica. Assumindo esse conceito, podemos fazer uma análise

do apóstolo Valdemiro Santiago (BANDEIRA, 2017), que é um

dos expoentes religiosos com maior perfil amador em atuação

no momento. Valdemiro Santiago, ex-agricultor com ensino pri-

mário incompleto, iniciou sua vida espiritual como frequenta-

dor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Servente de

pedreiro, atuou como obreiro da igreja, tornando-se pastor e

sendo, mais adiante, consagrado bispo na instituição.

Para atingir esses cargos, a exigência não é a mesma

das chamadas igrejas tradicionais, que exigem longas prepara-

ções teológicas e filosóficas, estudos e recolhimento. Conforme

as afirmações de Flichy em seu Seminário, “o amador vai utilizar

as suas próprias ferramentas, ele vai se formar por si mesmo e

não vai respeitar essas convenções”. Quanto às igrejas neopen-

tecostais brasileiras, pudemos constatar, ao longo das visitas a

campo às três (IURD, Graça e Mundial), que elas vão formando a

sua mão de obra

in loco

. Assim como a IURD treinou Valdemiro,

as demais igrejas neopentecostais fazem o mesmo: treinam o

obreiro que deseja se tornar pastor para pregar nas sessões in-

termediárias, em que ocorre menos fluxo de fiéis. No púlpito, o

aprendiz de pastor, já com inúmeras horas de cultos assistidos,