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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

da cruz. São marcas para fazer a identificação de conglomerados

religiosos. Há um valor de mercado embutido nelas, que, além

do simbolismo, vai desembocar em funções corporativas.

Estes líderes religiosos criam suas respectivas igrejas

sob diversas competências amadoras, que, aos poucos, vão se

transformando em resultados vultosos de arrecadação finan-

ceira, que estremecem o mercado religioso como um todo. Não

podemos subestimar a quantidade de evangélicos convertidos

no Brasil e no mundo, porém, ao longo da realização da nossa

tese, identificamos as três principais competências necessárias

para que uma típica igreja neopentecostal seja classificada como

potencial vencedora. São elas: a religiosa, a midiática e a eco-

nômica. Esse tripé, se bem administrado, é significativo para o

êxito do empreendimento.

1. Competência religiosa: o pastor deve ter um conhe-

cimento básico dos ensinamentos bíblicos, principalmente dos

fatos históricos que estão mais alinhados com o realismo fantás-

tico, o miraculoso, o impossível. Acompanhamos, durante várias

semanas, os cultos nos templos destas igrejas neopentecostais

(IURD, Graça e Mundial), na cidade de Porto Alegre/RS, e perce-

bemos que a tática de contar por meio de uma linguagem sim-

ples, curta, sem aprofundamentos teológicos e filosóficos, uma

história extraordinária, atribuindo a ela uma possibilidade de se

repetir com os fiéis, atrelada a exemplos atuais, fará de um pe-

queno texto religioso um roteiro de fé a ser seguido, com o cui-

dado de que ele não contenha somente uma versão moral para

reprimir o fiel, mas sim ensinamentos de autoajuda para sair de

qualquer crise.

2. Competência midiática: é a possibilidade de o pas-

tor transformar um pequeno caso bíblico em uma interação

com os fiéis que passará pelo drama e pela encenação, sendo

transformado em mídia, de modo que seja possível mostrar

como seus fiéis reagem antes e depois do registro, postando-o

no YouTube, ou comentando-o no seu programa de TV religioso.

Ele deve criar eventos e produtos midiáticos que despertem a

curiosidade e gerem circulação. Para isso, deve ser carismático,

ser um bom comunicador (não questionamos aqui a qualidade,

mas sim a performance) e agradar ao público a quem se dirige.

Identificamos também que cada pastor atrai um tipo específi-