Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
de 1970, a construir seus empreendimentos midiáticos religio-
sos usando a TV para divulgar seus empreendimentos. No país,
não há igrejas eletrônicas como as americanas (lá, elas não
possuíam uma extensão templária, somente o templo-estúdio,
onde era produzido o programa religioso). Aqui, há igrejas mi-
diáticas, que usam todas as mídias disponíveis para propagar
seus feitos, embora sua atuação de maior peso seja centrada
em templos, dando ênfase para esta prática, pois cria mais
vínculos interacionais. A peculiaridade de nossas igrejas neo-
pentecostais é ser constituída por dois tipos de comunidade,
uma midiática e a outra presencial. As igrejas já nascem sob o
signo da midiatização, apontando sempre para uma vanguar-
da de uso dos dispositivos midiáticos. A perspectiva de Gomes
(2016) é que
A sociedade em processo de midiatização é maior,
mais abrangente, que a dinâmica da comunicação
até agora levada a cabo na chamada sociedade dos
meios. Não é somente a comunicação que é poten-
cializada, isto é, não apenas as possibilidades de
comunicação, por meios tecnológicos extrema-
mente sofisticados, que caracterizam o contexto
atual, mas a sofisticação tecnológica, amplamente
utilizada pelas pessoas desde a mais tenra idade,
cria um novo ambiente matriz que acaba por de-
terminar o modo de ser, pensar e agir em socieda-
de. A esse ambiente matriz designamos “socieda-
de em midiatização”.
A propaganda é realizada por meio da televisão e dos
demais dispositivos midiáticos; já as interações e a filiação, que
resultam no batismo e na coleta das ofertas e do dízimo, são rea-
lizadas nos templos. Em pesquisa recentemente realizada, pode-
mos ver como Edir Macedo (Igreja Universal do Reino de Deus),
R. R. Soares (Igreja Internacional da Graça de Deus, ou Show
da Fé) e Valdemiro Santiago (Mundial Igreja do Poder de Deus)
movimentam-se nesse contexto midiático religioso, constituin-
do-se como os principais concorrentes entre si, bem como anali-
sar suas estratégias comunicacionais e religiosas, num mercado
cada vez mais competitivo.