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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

de 1970, a construir seus empreendimentos midiáticos religio-

sos usando a TV para divulgar seus empreendimentos. No país,

não há igrejas eletrônicas como as americanas (lá, elas não

possuíam uma extensão templária, somente o templo-estúdio,

onde era produzido o programa religioso). Aqui, há igrejas mi-

diáticas, que usam todas as mídias disponíveis para propagar

seus feitos, embora sua atuação de maior peso seja centrada

em templos, dando ênfase para esta prática, pois cria mais

vínculos interacionais. A peculiaridade de nossas igrejas neo-

pentecostais é ser constituída por dois tipos de comunidade,

uma midiática e a outra presencial. As igrejas já nascem sob o

signo da midiatização, apontando sempre para uma vanguar-

da de uso dos dispositivos midiáticos. A perspectiva de Gomes

(2016) é que

A sociedade em processo de midiatização é maior,

mais abrangente, que a dinâmica da comunicação

até agora levada a cabo na chamada sociedade dos

meios. Não é somente a comunicação que é poten-

cializada, isto é, não apenas as possibilidades de

comunicação, por meios tecnológicos extrema-

mente sofisticados, que caracterizam o contexto

atual, mas a sofisticação tecnológica, amplamente

utilizada pelas pessoas desde a mais tenra idade,

cria um novo ambiente matriz que acaba por de-

terminar o modo de ser, pensar e agir em socieda-

de. A esse ambiente matriz designamos “socieda-

de em midiatização”.

A propaganda é realizada por meio da televisão e dos

demais dispositivos midiáticos; já as interações e a filiação, que

resultam no batismo e na coleta das ofertas e do dízimo, são rea-

lizadas nos templos. Em pesquisa recentemente realizada, pode-

mos ver como Edir Macedo (Igreja Universal do Reino de Deus),

R. R. Soares (Igreja Internacional da Graça de Deus, ou Show

da Fé) e Valdemiro Santiago (Mundial Igreja do Poder de Deus)

movimentam-se nesse contexto midiático religioso, constituin-

do-se como os principais concorrentes entre si, bem como anali-

sar suas estratégias comunicacionais e religiosas, num mercado

cada vez mais competitivo.