Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Valdemiro proclamou-se apóstolo. Logo que fundou
sua igreja, promoveu sua esposa, Franciléia (que, nos tempos da
IURD, fora obreira junto com ele), ao cargo de bispa. Igualmente
fez isso com os cunhados. Suas filhas viraram pastoras, uma tor-
nando-se apresentadora da TV Mundial e a outra, cantora gos-
pel, ambas amadoras.
Questionamos: para os fiéis, é importante pertencer a
uma igreja cujos saberes teológicos e religiosos estariam sendo
estimulados, por meio dos pastores, a aprender a fim de se tor-
narem eruditos? A erudição é necessária na Mundial? A resposta
é não. Conversamos com inúmeros fiéis, em sua grande maioria
de nível escolar primário e analfabetos funcionais, e verificamos
que, para eles, o importante é receber, da igreja e de seu funda-
dor, o milagre. Disso é possível inferir que a igreja passa aos seus
fiéis a ideia de que ela consegue resolver problemas referentes
a vários campos do saber. Dessa forma, a igreja ignora a ciência
médica, alegando que Jesus é o maior dos médicos, e afirma que
as curas são realizadas por meio de milagres, obtendo sucessos
que nem mesmo os médicos, segundo eles, sabem explicar. No
campo jurídico acontece o mesmo. A igreja ensina que a justiça
funciona quando a própria igreja intervém espiritualmente no
contencioso, “destrancando” o processo no fórum, obtendo re-
sultado rápido e positivo na ação. No campo da economia, a igre-
ja em questão explica o alçamento da prosperidade das pessoas
apenas por meio da crença religiosa, ignorando qualquer teoria
de administração, creditando, assim, à igreja o sucesso financei-
ro e patrimonial do fiel que prospera. Tudo isso é amplamente
divulgado nos cultos e aplaudido pelos frequentadores.
Na realidade, é por meio da fé que a igreja estimula e
realiza, concomitantemente, um percurso autônomo de aquisi-
ção de competências, ensinando aos seus frequentadores uma
pedagogia simples de inclusão religiosa e social. Não há grandes
exigências intelectuais; o único requisito é possuir fé. Ao longo
da frequência e exposição dentro da igreja, o fiel acaba adquirin-
do sua própria autonomia, descobrindo seus talentos e investin-
do numa forma de melhorar sua qualidade de vida. Desse modo,
os amadores iniciantes aprendem com os amadores experientes,
os quais se tornam “espelhos”, pois aquele que está ali ensinan-
do é uma prova viva da vitória, na figura assumida de um ex-dro-