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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

Flichy, que abriu novos horizontes teóricos para compreender o

fenômeno em questão.

Criar uma religião particular e, posteriormente, ser

seguido através dela não é uma prática recente. Se analisarmos

os registros históricos das grandes fundações religiosas, vamos

encontrar sempre um avatar que, por meio de seu próprio nome,

constitui sua ideologia filosófico-religiosa, influenciando e

transformando culturas e sociedades, arregimentando milhares

de seguidores. Moisés recebeu, gravados em uma pedra, os dez

mandamentos nos quais se fundam a legislação e os fundamen-

tos religiosos para orientar seguidores retirantes no deserto.

Jesus Cristo, por intermédio da oralidade, divulgava uma nova

doutrina, mas nunca escreveu nada sobre seus ensinamentos.

Somente após a sua morte, alguns de seus apóstolos fizeram os

registros em evangelhos e outros se lançaram na estrada, pro-

pagando e divulgando suas doutrinas. Com Buda, aconteceu a

mesma coisa: após narrar seu nirvana aos seus cinco discípulos,

sua filosofia espalhou-se imediatamente.

Caberia aqui elencar dezenas de líderes religiosos

que fundaram religiões e filosofias, porém nosso objetivo nes-

te estudo é abordar as diferenças que separam os fundadores

religiosos atuais dos fundadores do passado, principalmente os

neopentecostais brasileiros. Esta pesquisa não visa realizar um

trabalho de comparação, mas entender até onde a questão do

amadorismo interfere no empreendimento religioso como um

todo, incluindo os estudos bíblicos, os interacionais e os admi-

nistrativos-financeiros, pois as igrejas neopentecostais não são

puramente a pregação da palavra de Deus; há muito mais com-

petências que devem ser levadas em conta. O que percebemos,

até este momento, é que as grandes religiões não foram funda-

das por doutores com percurso acadêmico, mas por pessoas

simples concentradas em algum objetivo transcendental.

Mais tarde, após contestar a hegemonia católica no fi-

nal da Idade Média, alguns dissidentes lançaram-se a questionar

as religiões estabelecidas, propondo reformas com o intuito de

alterar o que não consideravam certo, embora sem serem fun-

dadores originais. É o caso de Martinho Lutero, um profissional,

especialista, doutor, proveniente da academia, que foi monge e

professor de Teologia. Percebendo na invenção da imprensa e