Table of Contents Table of Contents
Previous Page  270 / 284 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 270 / 284 Next Page
Page Background

Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

co de público por afinidades e interesses. Valdemiro Santiago,

que se inspira nos apresentadores da televisão comercial, e por

estar na “sua” igreja, faz um culto com duração de duas ou três

horas, sem roteiro e sem pautas e segura os seus fiéis durante

todo esse tempo. Tira os sapatos se estiverem apertando, xin-

ga os fiéis, faz brincadeiras, dá apelidos, chora e ri, interagindo

constantemente. Dentro de seu histórico de pregação e de sua

personalidade, sente-se livre para fazer este tipo de interação, o

que seria impensável se considerarmos, por exemplo, a forma de

agir do Papa. A grande meta de cada dono de igreja é possuir seu

próprio canal de televisão na rede aberta, para aumentar o seu

poder midiático e político, assim como conseguiu Edir Macedo

ao comprar a Rede Record. Segundo o próprio Valdemiro, por

meio de um canal de televisão, mais almas seriam salvas, uma

vez que mais pessoas iriam conhecer a palavra de Deus, dado o

alcance desse meio de comunicação

7

.

3. Competência econômica: segundo nossa dissertação

de mestrado (BANDEIRA, 2006), como todo empreendimento

religioso neopentecostal, ele deve dar lucro, pois está inserido

nas lógicas do mercado. Nesse quesito, podemos medir o suces-

so ou o fracasso do empreendimento. Para isso, cada pastor cria

sua linha de produtos a ser vendida, de acordo com o pequeno

texto bíblico que escolheu para fazer a “corrente” da semana.

Durante a visita a campo, na Mundial, assistimos ao bispo nar-

rar a história de Moisés, que estava no deserto, perdido. O povo

hebreu, que ele liderava, estava com sede, então Moisés, sob as

ordens de Deus, pegou o seu cajado e bateu numa rocha duas ve-

zes, fazendo-a verter água. Após contar a história, o bispo apre-

senta uma pilha de gravatas que simbolicamente seriam o caja-

do de Moisés. Deveriam ser usadas nas sessões durante os sete

dias da corrente, ou quando o fiel se encontrasse diante de uma

dificuldade. Cada gravata custava R$ 10. Depois, o bispo oferecia

um pequeno cajado de plástico, que estava inserido dentro de

um envelope, dado somente para quem desse uma oferta para

a igreja, com valor sugerido de R$ 20. Essa quantia mínima su-

gerida chega condicionada para o fiel, como uma forma de re-

7

Afirmação feita durante seu culto aberto no Centro Histórico de Porto Alegre/

RS, no dia 6 de novembro de 2016, com início às 14 horas e 30 minutos.