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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

da África, onde atuava como pastor, e fundou, no Brasil, a sua

própria igreja, a Mundial Igreja do Poder de Deus. No país, as

exigências de constituição burocrática são bem simples; o de-

safiador é fazer dela um grande empreendimento, que vai exi-

gir destes amadores outras práticas. Porém, ao mesmo tempo

que são exigidos, possuem a liberdade de inventar, o que não

é permitido em algumas religiões tradicionais. Como as igrejas

neopentecostais são novas e nascidas dentro de lógicas midiáti-

cas, para elas quase tudo é permitido. Sobre a situação, Hjarvard

(2014) afirma o seguinte:

Pelo processo de midiatização, os meios de comu-

nicação influenciam e transformam diversos ele-

mentos da religião, incluindo sua autoridade como

instituição, o conteúdo simbólico de suas narra-

tivas, bem como a fé e as práticas religiosas. Uma

teoria que se proponha a explicar a interação entre

religião e mídia deverá considerá-las em seus devi-

dos contextos culturais e históricos, visto que a mi-

diatização da religião não constitui um fenômeno

histórico, cultural ou geograficamente universal.

Valdemiro explora o seu amadorismo justificando que

não é “letrado”, como um advogado ou um médico. Ele afirma

que não possui estudo, projetando, em seus fiéis, uma figura de

um vencedor, pregador acessível, de fácil compreensão e larga

emotividade. Suas táticas interacionais e comunicacionais vão

desde abraçar seus fiéis “pestilentos”, “fedidos”, “maltrapilhos”

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até chorar por longo tempo com eles, afirmando que sabe bem

o que eles estão passando: fome, escárnio, dependência quími-

ca, preconceitos. Essa aproximação por similaridade, que torna

fácil a compreensão da dor alheia, desemboca na emotividade,

registrada e divulgada por todos os meios disponíveis, o que

amplia a circulação de seus feitos. Durante nossa permanência

na Mundial Igreja do Poder de Deus, como observadores parti-

cipantes, pudemos constatar que lá tudo é realizado amadoristi-

camente, a começar pela administração da igreja.

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Não estamos colocando aqui nenhum juízo de valor depreciativo; estes são

termos escolhidos com base na estigmatização das pessoas que frequentam a

igreja.