Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
das, características apresentadas ao receptor tanto pela aparên-
cia das personagens quanto pelas ações das mesmas nas tramas
dos jogos. Como essas representações contribuiriam para confi-
gurações de entendimento comum em relação à posição da mu-
lher na sociedade? Se levarmos em consideração que pessoas
passammuito tempo convivendo e interagindo commensagens
nos games e que muitos jogos mais “sérios” buscam oferecer ex-
periências intensas, torna-se importante um acompanhamento
da cultura dos games da mesma forma que é realizado com ou-
tros produtos midiáticos neste sentido.
O cinema produz obras com direcionamento tanto de
gênero quanto de faixa etária, classe social e cultural. Com os
video games isto não é diferente. Entretanto, ao consumir cine-
ma, vemos espectadoras debatendo com os amigos, pesquisan-
do, discutindo, expondo opiniões, etc. Aos poucos, percebemos
um crescimento na presença de mulheres em discussões sobre
jogos eletrônicos, porém, a participação feminina nesses âmbi-
tos ainda é ínfima se comparada ao envolvimento na circulação
de opiniões sobre outros produtos midiáticos. Sendo assim, de
que maneira estariam acontecendo mudanças na participação
das jogadoras nas instâncias de trocas e de debates sobre jogos?
De que forma se configura o interesse feminino pela cultura dos
jogos eletrônicos e que presença eles possuem no dia a dia das
mulheres? Também é notável a presença de mulheres em
blogs
,
podcasts
e programas no YouTube falando sobre video games,
porém, com uma frequência ainda menor do que a presença de
homens até mesmo nestas instâncias. Um exemplo notável a
ser mencionado é o site Feminist Frequency
20
, encabeçado pela
crítica de mídia e blogueira Anita Sarkeesian, onde são apre-
sentados os mais diversos casos de representação feminina em
produtos e narrativas da cultura pop, incluindo brinquedos, ga-
mes, cinema, quadrinhos, etc. Anita faz vídeos criticando tanto
a forma como a indústria apresenta a mulher quanto como cria
seus produtos direcionados aos diferentes públicos, e também
conversa sobre as expressões do público em relação ao tema.
20 Disponível em: <http://www.feministfrequency.com>. Acesso em: 17 jan.
2017.