Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
Figura 5: Garota “jogando play”
Garota dizendo que está jogando no Playstation 3 segurando
um joystick de xbox 360 de uma maneira que torna improvável
que esteja realmente jogando. Os comentários dos usuários na
página de onde esta imagem foi tirada ilustram a situação.
Fonte: Garotas que jogam video game
19
.
Considerando os games como “uma cultura audiovisual
própria” (BRANCO, 2011, p. 25), com toda sua riqueza de apre-
ciação de narrativas, possibilidades de aprendizagem, por que
ainda se pensaria que mulheres não poderiam fazer parte desta
cultura de maneira comum como acontece com outros produtos
midiáticos tidos como “neutros”?
Ainda neste caminho, da mesma forma que na litera-
tura, TV, cinema e quadrinhos, nos games a figura da mulher so-
fre com representações problemáticas, com personagens fracas,
submissas, delicadas, omissas e/ou exageradamente sexualiza-
19 Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=279199455552
749&set=a.147908108681885.31290.107327212739975>. Acesso em: 28 set.
2014.