Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
As páginas, grupos e comunidades virtuais não são
novidades dentro do Facebook e muito menos do Orkut, outra
das redes sociais populares usadas por brasileiros que, ape-
sar de desativada, apresentava-se menos expressiva do que o
Facebook. Muito antes do Orkut já havia fóruns de vários tipos,
temas e formatos, grupos de discussão por e-mail, murais de re-
cados temáticos, BBSs, grupos de mIRC, etc. A forma e as razões
pelas quais as pessoas se agrupam sempre foram diversificadas,
mesmo mediadas pelo computador.
5 Páginas do Facebook
Entre as muitas formas e finalidades para que o
Facebook pode ser usado está, como em várias outras redes so-
ciais na internet, a de agrupar pessoas por meio de interesses
particulares, usando o sistema/plataforma como um mediador
para o “encontro” de sujeitos. Enquanto no Orkut, por exem-
plo, havia uma estrutura chamada de “Comunidades”, em que
as mensagens se organizavam em uma interface com um índice
no qual os usuários podiam entrar e acompanhar as discussões
de forma linear, no Facebook há as páginas nas quais os usuá-
rios participantes recebem mensagens em sua própria linha do
tempo. Porém, o comum em ambos os casos é o fato de que as
pessoas voluntariamente “entram” ou “curtem” comunidades ou
páginas sobre assuntos que de alguma forma lhes são importan-
tes, assumindo também que a informação de sua agremiação po-
derá ser pública em muitos casos.
Qualquer usuário do Facebook pode criar uma página,
que nada mais é do que um espaço dentro da rede social que
lhe dá, basicamente, um título, uma descrição, uma imagem re-
presentativa, uma foto de capa, entre outros conteúdos, como
álbuns de fotos, textos, vídeos, eventos, etc.
Assim que for criada a página, outros usuários pode-
rão curti-la
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e logo passarão a receber em suas linhas do tem-
22 O ato de “curtir” uma página ou postagem no Facebook pode ter muitos senti-
dos. Aqui se assume, por enquanto, apenas a forma que a interface da ferramen-
ta proporciona para que os usuários “façam parte” do grupo/página ou simples-
mente passem a receber as mensagens que serão postadas pelos administrado-
res da página. Funciona mais ou menos como um sistema de assinatura em que,