Redes digitais: um mundo para os amadores.
Novas relações entre mediadores,
mediações e midiatizações
2 Mulheres e video games
O Facebook conta com mais de 100 milhões
8
de usuá-
rios brasileiros: 60% entre 18 e 34 anos, e 54% do total de usuá-
rios são mulheres. Por meio de uma simulação de campanha de
marketing
9
no Facebook
10
, é possível perceber que as usuárias
brasileiras da rede social digital demonstram um interesse rela-
tivamente maior por jogos de redes sociais e casuais, enquanto
que, se considerarmos jogos de consoles, a preferência parece
ser bemmaior por parte do público masculino
11
, como é possível
ver nas figuras a seguir:
Figura 2: Comparativo de interesses no Facebook:
Candy Crush Saga.
Simulação de audiência de homens e mulheres que
jogam/curtem Candy Crush Saga, game “casual” estilo
“match-3” jogado predominantemente no Facebook e
em plataformas móveis como tablets e smartphones com
iOS e Android. Dados coletados em agosto de 2013.
Fonte: Facebook Ads
12
.
8
Segundo informação retirada do próprio Facebook por meio do sistema de cria-
ção de anúncios no dia 17 de janeiro de 2017.
9
Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/>. Acesso em: 17 jan. 2017.
10 Onde se pode definir o público para o qual se deseja fazer um anúncio, e o site
dá uma projeção de audiência por idade, região, sexo, etc.
11 Os dados apresentados consideram o comportamento do usuário dentro da
rede social e quais os assuntos que as pessoas voluntariamente dizem apreciar
ou, no termo da própria rede, “curtir”.
12 Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/>. Acesso em: 17 jan. 2017.