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Redes digitais: um mundo para os amadores.

Novas relações entre mediadores,

mediações e midiatizações

2 Mulheres e video games

O Facebook conta com mais de 100 milhões

8

de usuá-

rios brasileiros: 60% entre 18 e 34 anos, e 54% do total de usuá-

rios são mulheres. Por meio de uma simulação de campanha de

marketing

9

no Facebook

10

, é possível perceber que as usuárias

brasileiras da rede social digital demonstram um interesse rela-

tivamente maior por jogos de redes sociais e casuais, enquanto

que, se considerarmos jogos de consoles, a preferência parece

ser bemmaior por parte do público masculino

11

, como é possível

ver nas figuras a seguir:

Figura 2: Comparativo de interesses no Facebook:

Candy Crush Saga.

Simulação de audiência de homens e mulheres que

jogam/curtem Candy Crush Saga, game “casual” estilo

“match-3” jogado predominantemente no Facebook e

em plataformas móveis como tablets e smartphones com

iOS e Android. Dados coletados em agosto de 2013.

Fonte: Facebook Ads

12

.

8

Segundo informação retirada do próprio Facebook por meio do sistema de cria-

ção de anúncios no dia 17 de janeiro de 2017.

9

Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/>. Acesso em: 17 jan. 2017.

10 Onde se pode definir o público para o qual se deseja fazer um anúncio, e o site

dá uma projeção de audiência por idade, região, sexo, etc.

11 Os dados apresentados consideram o comportamento do usuário dentro da

rede social e quais os assuntos que as pessoas voluntariamente dizem apreciar

ou, no termo da própria rede, “curtir”.

12 Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/>. Acesso em: 17 jan. 2017.