Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
Figura 3: Comparativo de interesses no Facebook: PS3.
Simulação de audiência de homens e mulheres que curtem
o console Playstation 3, onde predominantemente são
jogados os games mais “hardcore”
13
. Dados coletados
em agosto de 2013. Fonte: Facebook Ads
14
.
A divergência nestes dados é notável e traz questões
importantes a serem problematizadas:
•
Por que há tanta divergência nestes dados quanti-
tativos e como é possível pesquisar em busca de um
conhecimento acerca desta situação?
•
Quais seriam os fatores que contribuem para que
haja tanta diferença nestes dados considerando os
tipos de jogos por que cada público parece se inte-
ressar de forma predominante?
13 Os conceitos “casual” e “
hardcore
” podem ser controversos. Considera-se que os
termos podem ser usados para denominar jogos e jogadores de forma distinta.
Jogos
hardcore
normalmente são desenvolvidos com grandes orçamentos e am-
plo domínio de tecnologias de programação e arte, assim como são projetados
para serem produtos com narrativas e personagens com certo nível de comple-
xidade, mecânicas e desafios elaborados, além da necessidade de um tempo “mí-
nimo” de envolvimento por parte do jogador. Um jogo casual normalmente exige
investimentos de produção bem menores e não possui histórias com narrativas
e personagens cheios de detalhes e camadas, assim como é projetado para que
o fato de ser jogado em sessões curtas não prejudique a
performance
do jogador.
O comportamento de um jogador também pode ser casual ou
hardcore
, ou seja,
um jogo casual pode ser jogado de forma
hardcore
assim como um jogo
hardcore
pode ser jogado de forma casual.
14 Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/>. Acesso em: 17 jan. 2017.