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Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações

Figura 3: Comparativo de interesses no Facebook: PS3.

Simulação de audiência de homens e mulheres que curtem

o console Playstation 3, onde predominantemente são

jogados os games mais “hardcore”

13

. Dados coletados

em agosto de 2013. Fonte: Facebook Ads

14

.

A divergência nestes dados é notável e traz questões

importantes a serem problematizadas:

Por que há tanta divergência nestes dados quanti-

tativos e como é possível pesquisar em busca de um

conhecimento acerca desta situação?

Quais seriam os fatores que contribuem para que

haja tanta diferença nestes dados considerando os

tipos de jogos por que cada público parece se inte-

ressar de forma predominante?

13 Os conceitos “casual” e “

hardcore

” podem ser controversos. Considera-se que os

termos podem ser usados para denominar jogos e jogadores de forma distinta.

Jogos

hardcore

normalmente são desenvolvidos com grandes orçamentos e am-

plo domínio de tecnologias de programação e arte, assim como são projetados

para serem produtos com narrativas e personagens com certo nível de comple-

xidade, mecânicas e desafios elaborados, além da necessidade de um tempo “mí-

nimo” de envolvimento por parte do jogador. Um jogo casual normalmente exige

investimentos de produção bem menores e não possui histórias com narrativas

e personagens cheios de detalhes e camadas, assim como é projetado para que

o fato de ser jogado em sessões curtas não prejudique a

performance

do jogador.

O comportamento de um jogador também pode ser casual ou

hardcore

, ou seja,

um jogo casual pode ser jogado de forma

hardcore

assim como um jogo

hardcore

pode ser jogado de forma casual.

14 Disponível em: <https://www.facebook.com/ads/>. Acesso em: 17 jan. 2017.