Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
Em relação à formação de identidade gamer, seguem
mais algumas questões:
•
Por que seria necessário para grupos e sujeitos
afirmarem-se enquanto gamers como sendo mu-
lheres ou simpatizantes desta característica na
mulher?
•
De que maneira se constrói uma identidade gamer
e quais poderiam ser as peculiaridades dessa ca-
racterística nas mulheres?
Nota-se no Facebook e em outras redes sociais digitais
uma afirmação frequente a respeito de mulheres que jogam vi-
deo game: garotas gamers seriam apenas “
posers
”
16
ou “
fakes
”
17
e até mesmo “
attention whores
”
18
, ou seja, não seriam legitima-
mente gamers na opinião de muitos, mas sim pessoas que que-
rem se passar por algo que não são buscando chamar atenção
de possíveis pares românticos ou mesmo parecerem diferentes
dos demais. A figura a seguir mostra um caso típico que ilustra
este fato, onde os comentários na postagem original comprovam
que mesmo garotas que realmente jogam video game às vezes
se manifestam de maneira ofensiva contra mulheres que apenas
querem se passar por jogadoras.
16 Expressão comum para denominar uma pessoa que apenas aparenta ser algo
que não é.
17 Falsas, que não jogam video game de verdade, nas palavras de alguns usuários
do Facebook.
18 Uma tradução literal para esta expressão poderia ser “vadia que quer chamar
atenção”.