Redes digitais: um mundo para os amadores. Novas relações entre mediadores, mediações e midiatizações
Ainda considerando a identidade cultural pós-moderna
de Hall, entende-se que a forma das mulheres se relacionarem
com os games pode se dar de forma idêntica à de homens, ainda
mais se se levar em conta o quanto a cultura gamer parece estar
se tornando comum; no entanto, fala-se aqui sobre as diferenças
nas relações. Considera-se também o conceito de “identidade
relacional” mencionado por Kathryn Woodward (2000) e ain-
da Bourdieu (2011) quando alega que o feminino também pode
ser o não masculino, ao mesmo tempo que denuncia as formas
de pensar sedimentadas por dicotomias e oposições. Apesar de
criticar essa forma de pensar, Bourdieu (2011) não nega que tal
forma exista incrustrada no senso comum e que pode ter sido
construída culturalmente, colocando o homem em um ponto e a
mulher no ponto oposto. Segue-se levando em conta o discurso
de Bourdieu, assumindo que comportamentos e identidades po-
dem, sim, ser mediados por questões de gênero.
Embora haja diferenças entre as formas como homens
e mulheres se relacionam com os jogos, entende-se o público fe-
minino, assim como o masculino, como plurais e com identida-
des múltiplas.
[...] as identidades estão em permanente constru-
ção, metamorfoseando-se constantemente, atra-
vessadas tanto pelos discursos públicos quanto
pelas práticas e experiências dos sujeitos, entra-
nhados numa determinada conjuntura histórica.
(ESCOSTEGUY; SIFUENTES, 2011, p. 5).
Uma vez assumindo que o gênero e/ou o sexo de um
indivíduo teria relação com a construção de sua identidade e a
maneira em que o consumo cultural é estabelecido, faz-se neces-
sário colocar algumas perspectivas sobre conceitos que são usa-
dos como suporte neste texto. Antes de entrar em alguma obser-
vação quanto ao que autores dizem sobre este assunto, aceitam-
-se a pluralidade, o hibridismo, a instabilidade e contradições no
que diz respeito à forma como os sujeitos constroem suas iden-
tidades por meio de ação, discurso, representação e sentimento
sobre si mesmos. O mesmo se pode dizer sobre os diversos con-
ceitos de gênero, tratando-os assim mesmo no plural.