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NANOMEDICINA, ESCOLHA PELO TRATAMENTO NANOTECNOLÓGICO E DIGNIDADE HUMANA: ENTRE A PERSPECTIVA DE SALVAGUARDA DA SAÚDE DO

INDIVÍDUO E A (IM)POSSÍVEL AFETAÇÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA PERSONALIDADE

IMPACTOS SOCIAIS E JURÍDICOS DAS NANOTECNOLOGIAS

proveniente del mundo y constitutivo de mis

obligaciones y de mi ser el sentido que mi li-

bertad ha dado al mundo. En la angustia, me

capto a la vez como totalmente libre y como

incapaz de no hacer que el sentido del mundo

le provenga de mí (SARTRE, 2004, p. 71).

A partir do momento em que as causas e os

meios produzem e destroem uma virtude (ARISTÓTELES,

2004), a nanomedicina pode, em dada circunstância,

ou em específica conjuntura, minimizar, ou suprimir a

ética e a autonomia do paciente, no ato em que de-

cide submeter-se ao tratamento nanotecnológico.

Quando a decisão pelo tratamento se opera

no incêndio do desespero pela vida, ou pela cura, de-

para-se com um estado de não dignidade, pelo cer-

ceamento do substrato ético derivado da proeminên-

cia do valor que se confere ao procedimento, ou ao

tratamento, inferiorizando-se a vida, e as condições

existenciais da pessoa.

Não se pode olvidar que causas idênticas e

procedimentos similares produzem e destroem a virtu-

de, que se encontra entre dois sentidos, determinados

pela razão e pelo que decidira um homem prudente.

A virtude é um meio entre dois vícios:

[...] uno por exceso y otro por defecto, y tam-

bién por no alcanzar, en un caso, y sobrepa-

sar, en otro, lo necesario em las pasiones y

acciones, mientras que la virtud encuentra y

elige el término medio. Por eso, de acuerdo

con su entidad y con la definición que estable-

ce su esencia, la virtud es un término medio,

pero, con respecto a lo mejor y al bien, es un

extremo (ARISTÓTELES, 2014, p. 53).

Como a ética não é uma invenção recente

e a virtude está para ela, não há como desdourar-se

a imperiosidade de um olhar precavido à condição

humana do paciente, às suas emoções e sentimentos

que enaltecem seu desejo de bem-estar, de bem viver,

e de sobreviver ante qualquer intercorrência que am-