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Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados

que esteve no Rock In Rio e discute questões políticas a partir de

um

mashup

. O videoclipe é uma produção envolvendo a ambiên-

cia da guerra e questionando ações norte-americanas.

3.1.1 Quanto às imagens

O vídeo inicia com a banda

Thirty Seconds to Mars

em um campo de guerra no Oriente Médio. Eles estão em um

Humvee

, que é um modelo de combate leve utilizado em ampla

escala pelo Exército norte-americano em campos arenosos. As

primeiras imagens são feitas especialmente para o vídeo,

clo-

ses

dos integrantes da banda e

takes

com ampla profundidade

de campo, o que leva a dimensionar a extensão do espaço, bem

como as belezas plásticas, principalmente com a imagem de

contraluz do pôr do sol.

Tais imagens contrastam com cenas estáticas sobre-

postas que entrecortam a narrativa, isto é, que cobrem a letra

da música. Ao inserir por meio do gerador de caracteres (GC) a

palavra

Soldier

,

aparece a imagem de um M4 Sherman com al-

guns soldados americanos em um contra-ataque aos soldados

japoneses nas Ilhas Salomão, em 1944, imagem que pertence à

Signal Corps Photograph Collection

. A imagem seguinte, ante a

palavra em GC

Civilian

,

refere-se a segundos de uma filmagem

extraída, provavelmente, da época entre o final dos anos 50 e

começo dos anos 60. Já quando menciona a expressão

Victims

,

o

frame

“congelado” no tempo é de uma família de vietnamitas.

Quando o cantor Jared Letto aparece em

close

vestindo o unifor-

me do exército americano, ele aponta a arma para quem?

O refrão se inicia com

Moment truth

, com as imagens

jornalísticas de John F. Kennedy e

Moment lie

com George W.

Bush na tribuna que podem ser vistas a seguir.