Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados
que esteve no Rock In Rio e discute questões políticas a partir de
um
mashup
. O videoclipe é uma produção envolvendo a ambiên-
cia da guerra e questionando ações norte-americanas.
3.1.1 Quanto às imagens
O vídeo inicia com a banda
Thirty Seconds to Mars
em um campo de guerra no Oriente Médio. Eles estão em um
Humvee
, que é um modelo de combate leve utilizado em ampla
escala pelo Exército norte-americano em campos arenosos. As
primeiras imagens são feitas especialmente para o vídeo,
clo-
ses
dos integrantes da banda e
takes
com ampla profundidade
de campo, o que leva a dimensionar a extensão do espaço, bem
como as belezas plásticas, principalmente com a imagem de
contraluz do pôr do sol.
Tais imagens contrastam com cenas estáticas sobre-
postas que entrecortam a narrativa, isto é, que cobrem a letra
da música. Ao inserir por meio do gerador de caracteres (GC) a
palavra
Soldier
,
aparece a imagem de um M4 Sherman com al-
guns soldados americanos em um contra-ataque aos soldados
japoneses nas Ilhas Salomão, em 1944, imagem que pertence à
Signal Corps Photograph Collection
. A imagem seguinte, ante a
palavra em GC
Civilian
,
refere-se a segundos de uma filmagem
extraída, provavelmente, da época entre o final dos anos 50 e
começo dos anos 60. Já quando menciona a expressão
Victims
,
o
frame
“congelado” no tempo é de uma família de vietnamitas.
Quando o cantor Jared Letto aparece em
close
vestindo o unifor-
me do exército americano, ele aponta a arma para quem?
O refrão se inicia com
Moment truth
, com as imagens
jornalísticas de John F. Kennedy e
Moment lie
com George W.
Bush na tribuna que podem ser vistas a seguir.